Ícone do site Travelpedia

Sertão em menu exclusivo do chef Onildo Rocha no Priceless

Inaugurado há pouco menos de um mês, o Priceless, complexo gastronômico da Mastercard, é o novo destino para apaixonados por gastronomia na capital paulista. O espaço, localizado no terraço do edifício Alexandre Mackenzie, oferece ao público múltiplas experiências multissensoriais e vibrantes ligadas à gastronomia, cultura e tecnologia e apresenta pratos que fogem do tradicional e envolveu pesquisa e uma expedição da foz a nascente do Rio São Francisco.

O espaço é composto por um restaurante, um bar, um espaço de intervenções artísticas, um ponto de café e um terraço com vista para o Theatro Municipal. Dentro desse complexo está inserido o Notiê, restaurante fine dining comandado pelo conceituado chef e restaurateur Onildo Rocha e com serviço exclusivo de jantar. O Notiê oferece duas opções de menu degustação que prometem surpreender o público por misturar a vanguarda da cozinha brasileira com exclusivos sabores regionais.

Expedição ao Sertão Brasileiro

Como ponto de partida para a construção dos menus está uma expedição ao Sertão brasileiro. Ao longo de 11 dias, o chef Onildo e um time de especialistas que fazem parte do projeto Priceless embarcaram na aventura de conhecer a região do Rio São Francisco. O resultado foi o desenvolvimento de um menu altamente autoral e muita inspiração na cozinha nordestina. “Temos ingredientes incríveis, como a saburica (minicamarão), ostra de mangue, pólen apícola desidratado, entre outros”, explica Onildo, que revela detalhes da história dos fornecedores na websérie “Sertões”, exibida no YouTube da Mastercard Brasil.

Menu original

O Notiê oferece duas opções de menu degustação, uma com 10 e outra com 14 etapas. Um dos pratos que promete surpreender o consumidor é a Papaya com Saburica (foto do destaque), um pequeno camarão vindo diretamente de Alagamar, no Sergipe. O prato apresenta diferentes texturas da papaia e é servido com uma espécie de caldo ácido elaborado a partir do fumê de peixe, pepino, tomates verdes e pimenta. Outra iguaria é a ostra de mangue com pitomba e tomates verdes (foto acima).

Os demais pratos possuem ingredientes mais conhecidos pelo público, mas que são apresentados de forma totalmente original, como o camarão pitu cozido no vapor ao molho bisque com musseline de macaxeira, alho poró cozido, finalizado com crocante de macaxeira (foto acima).

Há também as favas vivas e gemas raladas, além do cabrito com raspas de rapadura com minimilhos verdes e minicenouras, acompanhados do tradicional cuscuz sertanejo (foto acima).

A explosão de sabores também ocorre na sobremesa, onde é possível experimentar o doce de caju do cerrado com praliné de castanha de baru e sorvete de castanha de caju (foto acima).

A interpretação das receitas e a surpreendente criatividade são algumas das principais características do chef paraibano. “A ideia é mostrar os ingredientes usados por pequenos produtores do Sertão, com um olhar diferente”, conta o chef que mistura padrões e técnicas francesas com ingredientes da matriz nordestina. “Gosto de chamar a culinária que apresento no Priceless de ‘cozinha armorial’. Ela vem justamente do Movimento Armorial de Ariano Suassuna, ou seja, busco transformar conceitos populares em eruditos”, explica o chef que pediu autorização da família de Suassuna para usar o termo.

Harmonização de vinhos

O menu degustação tem como opção a harmonização de vinhos, feita pela sommelière Andrea Vilas Boas Bourgogne, especialista em vinhos não convencionais e responsável também pela seleção da carta de todo o espaço Priceless. Segundo Andrea, o foco na harmonização feita para ambos os menus foi a priorização por vinhos de mínima intervenção ou naturais. “Na maior parte, os vinhos são mais refrescantes e combinam com o que cada prato oferece, criando uma experiência única e enriquecedora”, explica.

Os rótulos fogem do comum e vão desde opções que chegam de importadores que trazem uma quantia pequena para o país, a produtores brasileiros de pequeno porte, sendo a grande maioria vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais. Como é o caso do primeiro tempo com o francês Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie “Briords” Cuvée, feito a partir da uva Melon de Bourgogne, uma variedade de uva branca cultivada principalmente na região do Vale do Loire, e que harmoniza perfeitamente com a ostra de mangue.

O Priceless tem patrocínio institucional da Mastercard e a curadoria e gestão operacional do restaurante e bar feita pelo chef Onildo Rocha. “Foram dois anos de conversas e preparação para desenvolvermos esse projeto que possibilita uma experiência única ao público. Fizemos questão de que o chef Onildo tivesse total liberdade de criar e sugerir, pois como já conhecíamos o seu trabalho, estávamos seguros de que seria algo único e surpreendente para trazer para São Paulo”, diz Sarah Buchwitz, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil.

Clientes com cartões black tem direito a rolha gratuita no espaço.

Serviço
Priceless – Edifício Alexandre Mackenzie

Endereço: Rua Formosa, 157 – Rooftop (mesmo edifício do Shopping Light) – entrada exclusiva para o Priceless no estacionamento do prédio, subsolo.
Priceless: exclusivo para clientes Mastercard.
Demais clientes: Ao chegarem ao local dependerão de disponibilidade de mesa.
Preços: Menu Degustação Notiê – R$ 390 e R$ 475 (10 e 14 etapas – sem harmonização).
Harmonização: valores sob consulta.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 23h.

Fotos: Rubens Kato/divulgação via JeffreyGroup Brasil 

 

Sair da versão mobile