Fazer as pessoas, mesmo à distância, se sentirem como parte integrante do parque, com os objetivos alinhados à estratégia, foi a aposta do Snowland frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Assim, na contramão das demissões que vem acontecendo em todo o País, o parque situado em Gramado (RS), adotou uma forma criativa de manter os 263 profissionais engajados, qualificados e conectados, mesmo em isolamento social.
Então, a partir de ações ancoradas em três pilares: treinamentos, desafios e produtividade, o setor de Desenvolvimento Humano implantou soluções dinâmicas para aproximar e instigar as equipes, mantendo o foco e transformando o problema em oportunidade.
“A ideia veio da urgência de criar em pouquíssimo tempo um planejamento, com data para começar, mas não para terminar”, conta o diretor executivo, Paulo Mentone. Segundo ele, dessa forma a Educação Corporativa, que estava programada para ocorrer a longo do ano, chegou antes do previsto e será mantida após a pandemia.
Portanto, foram mapeados cursos nacionais e internacionais online sobre temas relevantes e propostos para os funcionários como atividades de capacitação.
Alberto Correa – Mesmo sendo com participação voluntária, o atendente da estação de esqui, Correa, que está em suspensão de contrato de trabalho desde a segunda quinzena de abril, conforme a MP 936, já realizou 18 cursos, e promete não parar. Além disso, entre as qualificações realizadas está o “Postura e Imagem Profissional”, promovido pela Fundação Bradesco.
Ana Kioquetta – A supervisora de receitas internas também entrou de cabeça nos treinamentos. De tal forma que a profissional realizou 24 cursos, dentre os quais estão “Importância do Feedback” e “Gerenciamento com Excelência”, respectivamente do Sesi e Sest Senat.
Cinco mil horas de treinamentos
De acordo com Mentone, a ideia principal é manter a produtividade e o engajamento, preservando os empregos e auxiliando na qualidade de vida dos profissionais Snowland, bem como incentivar a qualificação individual que, na reabertura do parque, fará diferença no trabalho coletivo.
Desde o fechamento do Snowland em 20 de março, os funcionários já entregaram, aproximadamente, 500 certificados, ultrapassando 5 mil horas de treinamentos. Também foi criado um planejamento de comunicação interna, trazendo desafios, sessões de cinema online, vídeos dos gestores e reforço das orientações de cuidados contra o vírus, sempre utilizando uma linguagem leve e divertida como ferramenta.
Para Mentone, a preocupação em manter uma conexão social com os colaboradores, reforçando o propósito de que são uma família, foi essencial. “Mantivemos uma ligação efetiva e demos suporte aos que apresentam risco maior de vulnerabilidade. Acreditamos que, no final disso tudo, teremos profissionais mais preparados, fortes, unidos e felizes para atender os clientes”, finaliza.
Informações: snowland.com.br