Ícone do site Travelpedia

Relato Mundo da Gi: como estou sobrevivendo ao inverno canadense?

Bom, hoje vou responder uma pergunta muito frequente na atual conjuntura da minha vida. Em que, toda a minha família e amigos me questionam o seguinte: “Como você está sobrevivendo ao inverno canadense?”.

Quem me conhece, sabe que amo praia, sol, areia e bons drinques (rs). Minha mãe vive dizendo que eu deveria ter nascido peixe de tanto que amo água. Pois é… E vim logo morar em Montreal, no Canadá, terra onde neva pra caramba e é frio por 6 meses do ano. Dá pra acreditar?

Quando cheguei tinha certeza que o verão ia ser super gostoso, como muitas pessoas haviam me falado. BALELA! O verão foi bem chuvoso e posso contar nos dedos os dias que fizeram realmente calor. Já o inverno canadense então, foi – e está sendo – como disseram que seria: tenso. Até hoje, isso quer dizer, ainda no outono, a temperatura mais baixa que peguei foi -19 graus. Quis morrer? Sim. Um tormento andar na rua? Demais! Mas sobrevivi, senhores!

Depois de passar por esse dia, eu vivo falando para o meu marido: olha, depois daquela sexta, hoje está quentinho. E é verdade! O bicho começa a pegar quando a temperatura está abaixo de 0 graus. Então 3 a 4 graus ainda é tranquilo sair sem luvas ou cachecol. Abaixo, salvem-se quem puder! Brincadeiras a parte, resolvi fazer uma listinha de coisas que vêm me ajudando a seguir firme e forte por aqui. Confiram!

Invista em bons casacos!

Essa história de que casaco americano e canadense são todos bons e tanto faz o modelo é furada. Modelo, marca, qualidade, tecido… Tudo influencia! Há muitos que são bem quentinhos, mas são tão pesados que você anda 5 minutos e já está cansado. Não adianta comprar um de supermercado de 100 dólares e achar que ele vai durar anos e anos ou que será resistente para suportar temperaturas bem baixas (como 20 ou 30 graus negativos, por exemplo). Recomendo veemente investir em um das marcas North Face, Point Zero, Columbia, Rudsak ou Canada Goose porque esses são excelentes e seguram bem as pontas.

Não exagere nas camadas de roupa!

Tem gente que vê na meteorologia que está -2 graus e se entope de roupa. Não! Usar  mil e uma camadas é errado, pois resulta no famoso efeito cebola. Todos os lugares têm aquecimento e é insuportável de calor. Você colocar segunda pele, malha de lã, casaco e cachecol é muito desnecessário, além de correr o risco de passar mal. Aprendi (e você vai aprender também) a me vestir com o suficiente para sair de casa, aguentar o trajeto  pela rua e logo entrar em um estabelecimento. Colocar 10 camadas não vai mudar nada e você vai tirar tudo depois de 5 minutos andando. PS: Lógico que se faz 15 a 30 graus negativos, usar várias camadas roupas é inevitável, mas isso é um caso extremo e mesmo assim, devemos ter cuidado com exageros.

Não pense que botas de neve são besteira

Quando cheguei em Montreal, eu pensava que era super ok andar na neve com tênis ou botas comuns de couro ou tipo UGG. Achava isso porque já fui pra Nova York em dezembro e me virei super bem com as minhas UGGs. Daí o inverno veio, nevou e eu saí na rua de que? UGG. O capote foi ali mesmo, na passarela do meu prédio. Não sustenta. Escorrega, é péssimo! E não precisa investir em botas caríssimas. Com 60 a 80 CAD$, você encontra uma boa o suficiente, que te mantenha quente e não escorregue. Invista!

Saia com objetivo

Nada de passear pelas ruas sem nenhum motivo. Isso é loucura e fará você sofrer. Eu só saio de casa pensando no que realmente preciso fazer na rua, onde, quando e com o meu itinerário pronto. Quando está 2 a 5 graus negativos, ainda dá pra esticar a caminhada, mas -10 a -20 complica muito! O meu segredo é planejar meu dia e sair conforme a ordem lógica, evitando passar muito tempo nas calçadas. Isso evita a famosa “sofrência” que ninguém quer passar!

Exercite-se!

Dá preguiça de se exercitar no frio? Muita! Sair de casa para malhar é uma tortura, pensar em suar e depois sair no frio é mais ainda. Mas… É o segredo pra gente não se entediar. Praticar exercício nos dá disposição, ânimo e vontade de viver. Portanto, esse hábito no inverno é crucial para que ninguém se isole e fique deprimido dentro de casa. Eu sinto muito frio, às vezes mesmo no verão, e sair para malhar estava sendo tenso. Resolvi a situação adquirindo uma bike de spinning para usar em casa, deixei ela no quarto de hóspedes e faço vendo televisão. Quando a gente quer, a gente arruma uma maneira. E essa rotina mudou a minha vida para melhor!

É isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos:  Pixabay
Sair da versão mobile