Ícone do site Travelpedia

Socorro tem turismo de aventura acessível

A Estância Hidromineral de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, é referência em aventura e ecoturismo. Assim, há mais de 16 anos, o destino vem se esforçando para promover a acessibilidade. Além disso, a cidade é considerada referência mundial no turismo de aventura acessível.

Primeiramente, o projeto “Aventureiros Especiais” deu início a tudo. Lançado em 2005, identificou as adaptações necessárias para a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desse modo foi possível aprimorar as atividades de aventura. E contou com a colaboração do Ministério do Turismo, da ONG Aventura Especial e de algumas empresas locais.

Charrete acessível no Hotel Campo dos Sonhos (Foto: Ricardo Beccari/ASTUR via VGCOM)

Apesar das dificuldades enfrentadas, o projeto avançou. Porém, uma das maiores dificuldades foi desenvolver os equipamentos específicos. Por exemplo, a cadeira de rafting precisava fixar a pessoa no bote. O colete, por sua vez, deveria garantir que a cabeça do praticante ficasse voltada para cima na superfície da água.

Do mesmo modo, outro grande desafio foi criar uma cadeirinha para que tetraplégicos pudessem realizar a descida na tirolesa. Ela precisava permitir que o praticante ficasse sentado, com cintos transversais no peito e pescoço, para que não pendesse durante a atividade.

Como consequência Socorro é hoje a única cidade no Brasil que oferece, dentro dos critérios estabelecidos pelo estudo, todo o conforto necessário para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Portanto, isso é possível no segmento de turismo de aventura, que prioriza a inclusão.

Socorro Acessível

Assim em 2007, um grande avanço foi alcançado. Os pontos turísticos públicos foram adaptados. Mais de 250 pessoas receberam capacitação para atuar como mão de obra local. O projeto “Socorro Acessível” foi uma parceria entre a prefeitura e o Ministério do Turismo. Como resultado, a cidade foi reconhecida como um dos 10 destinos turísticos brasileiros de referência em segmentos prioritários para promoção nacional e internacional.

Mirante do Cristo (Foto: Shane Glen/Soulpics Photography via VGCOM)

Mirante do Cristo – É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Oferece, além de uma vista espetacular, vagas de estacionamento, banheiros adaptados, rampas e um elevador panorâmico.

Museu Municipal – Localizado em um prédio histórico de 1881, foi adaptado com um anexo para garantir a acessibilidade. Assim, o local conta com corrimão nas escadas, rampas, circuito de visitação, bebedouro, elevador e banheiros adaptados. Além disso, há vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Bem como sinalização tátil.

Escola Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis – É a mais antiga da cidade, datada de 10 de junho de 1911. O imóvel passou por adaptações e ganhou rampas de acesso, banheiros adaptados e vagas de estacionamento.

Palácio das Águias Local onde funciona a Biblioteca Municipal, oferece estacionamento, rampas, elevador e banheiros adaptados.

Espaço do Artesanato Por fim é outra obra pública acessível com rampas, banheiros e estacionamento.

Rota Histórica Central

Maria Fumaça 208 (Foto: Shane Glen/Soulpics Photography via VGCOM)

A Rota Histórica Central é outro exemplo de inclusão em Socorro. Ela passa pela Igreja Matriz, que possui uma rampa de acesso até o altar e banheiro adaptado. Além disso, pisos táteis foram instalados nas calçadas, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência visual. O coreto da praça da Matriz e a Maria Fumaça 208 também passaram por adaptações com rampas de acesso.

As lombofaixas espalhadas pela cidade ajudam a conter a velocidade dos veículos. Elas proporcionam mais segurança para os pedestres com mobilidade reduzida. Além disso, os portais Lions e Colonial oferecem vagas de estacionamento e rampas de acesso. Bem como o Parque da Cidade, que também conta com rampas e banheiros adaptados, tornando o passeio mais acessível.

Portal colonial (Foto: Ricardo Beccari/ASTUR via VGCOM)

Reconhecimento e Prêmios

Os esforços de Socorro foram amplamente reconhecidos. Em 2013, a cidade recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, concedido pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol. A placa do prêmio encontra-se exposta no Museu Municipal, como símbolo desse reconhecimento internacional.

Socorro também conquistou o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” no evento World Company Award (WOCA), em Portugal, em 2017. Além disso, em 2017 e 2019, a cidade foi considerada o melhor destino turístico do estado de São Paulo na categoria Turismo Social, pela premiação Top Destinos Turísticos, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo.

Rede dos Sonhos 

Ao falar sobre acessibilidade, é imprescindível destacar os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, pioneiros e comprometidos com a inclusão social e acessibilidade no turismo de Socorro. Como resultado dos trabalhos realizados, os dois hotéis foram os primeiros do país a receber a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras, conforme a ABNT NBR 9050. Ambos acumulam premiações nacionais e internacionais.

Foto: Divulgação via VGCOM

Campo dos Sonhos É um hotel fazenda em que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem participar de diversas atividades, como passeios de trator, charretes, arvorismo, tirolesa, triciclos e quadriciclos. Com o lema “tudo pensado para todos”, o gira-gira e a balança do playground, assim como algumas mesas do restaurante, chalés, trilhas, piscinas e toda a infraestrutura, foram concebidos e planejados para garantir a inclusão.

Apartamento acessível no Hotel Campo dos Sonhos (Foto: Ricardo Beccari/ASTUR via VGCOM)

Parque dos Sonhos – Quem se hospedar encontrará 27 acomodações adaptadas entre apartamentos e chalés, das 30 disponíveis. Mais de 80% das construções possuem rampas, e todo o empreendimento conta com sistema de corrimão, mapas táteis, placas em braile e pisos especiais com relevo para sinalização. Entre as atividades oferecidas, destacam-se as cadeirinhas adaptadas para pessoas paraplégicas e tetraplégicas realizarem a tirolesa, selas de cavalo adaptadas e cadeirinhas aquáticas para uso nas piscinas e na cachoeira dos Sonhos. O hotel também oferece bicicletas, triciclos e quadriciclos.

Locais acessíveis

Vários outros empreendimentos em Socorro também seguiram a tendência de promover a acessibilidade. O Cine Cavaliere Orlandi, por exemplo, oferece rampas, banheiros adaptados e lugares exclusivos para deficientes visuais e idosos, com equipamento de audiodescrição.

Foto: Shane Glen/Soulpics Photography via VGCOM

Cine Cavaliere Orlandi – Oferece rampas, banheiros adaptados e dois lugares em cada sala do cinema para pessoas com acompanhante. Para deficientes visuais e idosos, há equipamento de audiodescrição.

Centro de Lazer Pitauá Ideal para quem deseja almoçar em meio à natureza, também garante acessibilidade com rampas para o restaurante e cadeira de rodas disponíveis.

Rock Rider Bar – O ambiente é 100% plano, com rampa de entrada, portas e banheiros adaptados, além de uma área externa acessível.

Grínberg´s Village Hotel – Oferece acomodações adaptadas, com barras de apoio no banheiro, vaso sanitário e portas mais largas. Já o Hotel Recanto da Cachoeira disponibiliza barra de apoio no banheiro, cadeira de banho, rampa e portas amplas, tudo para garantir o conforto dos hóspedes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Assim, Socorro se consolida como um destino turístico verdadeiramente acessível e inclusivo, oferecendo experiências para todos.

Foto do destaque: Shane Glen/©Soulpics Photography

Veja também: Mototurismo em Socorro para os amantes de duas rodas

Sair da versão mobile