Ícone do site Travelpedia

St. Pete e Clearwater: pedaço charmoso e encantador da Flórida

As cidades de Saint Petersburg e Clearwater, no condado de Pinellas, na ensolarada Flórida, são locais ideais para relaxar após dias agitados nos parques temáticos do estado. Pequenas e muito agradáveis, oferecem atrativos que mesclam praias lindas, museus e ótimos restaurantes. Estão a apenas 30 minutos de Tampa Bay e duas horas de Orlando, através de rodovias estaduais.

Anualmente, mais de 14 milhões de turistas visitam o destino que conta com 56 quilômetros de praias de areias brancas banhadas pelo golfo do México, cinco ilhas interligadas e muitas atrações culturais.

Principais destinos de uma região que reúne 24 pequenas cidades e vilarejos à beira-mar, St. Petersburg – carinhosamente chamada por seus habitantes de St. Pete – e Clearwater contam com sol e um clima agradável durante o ano inteiro. Também realizam centenas de eventos, incluindo o Grand Prix de St. Pete de Fórmula Indy, o Festival de Jazz de Clearwater e a Corrida de Lanchas Rápidas.

A região tem shoppings e outlets sofisticados e com preços irresistíveis. Escolha entre o Westfield Countryside Mall (Clearwater), Tyrone Square Mall (St. Pete), Baywalk, Clearwater Mall, Largo Mall e o Seminole Mall. Há, também, shoppings ao ar livre como o Beach Drive Shopping District, Historic Main Street e o Historic Gulfport.

Praias lindas e premiadas

Em 2018, duas praias forma premiadas no Traveler’s Choice promovido pelo TripAdvisor, que tem como base os milhões de avaliações de viajantes: Clearwater Beach foi eleita como a sétima melhor do mundo e a primeira dos Estados Unidos; e St. Pete Beach, considerada a sétima melhor do país.

Ao longo da via litorânea Gulf Boulevard estão as praias de Redington, Indian Rocks Beach, Treasure Island e Madeira Beach. Ao sul da península, os destaques são Pass-a-Grille Beach, a ilha de Shell Key e Fort de Soto. E ao norte de Clearwater estão as ilhas de Caladesi e Honeymoon. Essas praias, principalmente durante de segunda a sexta-feira, são praticamente virgens.

Clearwater Beach – Praia com uma larga faixa de areia branca, possui um calçadão com ciclovia ladeado por palmeiras e as margens tranquilas do Sand Key Park. Ao longo da avenida à beira-mar estão bons hotéis e uma série de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. Essa praia convida ao relaxamento.

Se durante o dia a tranquilidade é a tônica, à noite a agitação e a música ao vivo tomam conta dos bares como o Frenchy’s Rockaway Grill, Shephard’s Tiki Beach Bar and Grill e Palm Pavilion Beachside Grill & Bar. O Festival Uncorked de comidas e vinhos, realizado anualmente, em Clearwater Beach é um dos eventos gastronômicos mais esperados na praia.

Píer 60 – Situado na incrível praia de Clearwater, é ideal para passear com a família. As crianças podem aproveitar o playground e também pescar (há equipamento disponível para locação). Apesar de ser uma atração válida em qualquer época do ano, se destaca durante os meses de junho a agosto, isso porque é quando ocorre o Sunset Festival – começando duas horas antes do pôr do sol e se estendendo até duas horas depois. Nesse período o píer fica repleto de barraquinhas de artesanato, assim como ocorrem sessões especiais de cinema ao ar livre para a criançada (e, claro, adultos também, por que não?).

St. Pete Beach – Bem mais tranquila que Clearwater Beach, tem orla tomada por residências com seus próprios píeres e lanchas. Atrai os praticantes de esportes náuticos como parasail, stand-up paddle, windsurfe, kitesurfe entre outros. Também é muito procurada por pessoas que gostam de acampar. E para se divertir depois da praia, o lugar é o distrito Corey Avenue, no coração de St. Pete Beach, onde estão diversas lojas, galerias, restaurantes e o clássico Beach Theatre. Reserve uma tarde inteira para essa região e não irá se arrepender.

Treasure Island – O nome – Ilha do Tesouro – surgiu porque um antigo proprietário de um hotel enterrou e, depois, “descobriu” alguns baús de madeira na praia. O hoteleiro garantiu que as arcas continham um tesouro e a notícia se espalhou rapidamente. Antes que a mentira fosse descoberta, as pessoas começaram a chamar o lugar de Treasure Island e o nome pegou. Mas, o verdadeiro tesouro é a própria praia com 5 km de areia branca onde o pôr do sol é inesquecível.

Pass-a-Grille – Tem 6 quilômetros de praias intactas ao longo da Gulf Way até o encontro com a Baía de Boca Ciega. Se puder faça um mergulho com snorkel na ilha Shell Key. No caminho certamente estarão os brincalhões golfinhos. Destaque fora das praias é a Eighth Avenue, repleta de pequenas galerias, lojas, bares e restaurantes. Termine o dia com um drinque ao pôr do sol no bar no terraço do Hurricane Seafood.

Madeira Beach – Nessa praia um atrativo que vale à pena conhecer é a John’s Pass, uma antiga vila de pescadores que foi transformada em um agradável shopping center com uma centena de lojas que vendem artesanato e comidas.

Fort De Soto – Considerada uma das praias top dos EUA, foi uma zona militarizada no início do século 20. Hoje é o refúgio e destino preferido de famílias americanas durante o inverno. Suas praias de águas calmas e com coloração azul-esverdeada explicam um pouco essa predileção.

Marina de Clearwater – Embarcações de variados tamanhos oferecem passeios pela costa do litoral da Flórida. Com diferentes percursos e programação a bordo, são opção de passeio durante o dia ou noite. Os cruzeiros de aventuras e experiências incluem almoço ou jantar durante os sightseeing.

Winter, o golfinho ator no CMA

Quem viaja com crianças deve incluir o Clearwater Marine Aquarium (CMA) no roteiro. É lá que vive o famoso golfinho Winter, estrela principal de “Winter, o golfinho” (Dolphin Tale, 2011), com Morgan Freeman e Ashley Judd no elenco. Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de um golfinho que perdeu a cauda na hélice do motor de um barco e que foi resgatado e hoje usa uma prótese. O sucesso foi tão grande que gerou uma sequência, “Dolphin Tale 2”.

Desde 1981, o CMA trabalha com o resgate da vida marinha e ensina as pessoas sobre a importância e cuidados necessários. Além de golfinhos, o aquário tem outros animais resgatados e reabilitados – tartarugas marinhas, arraias, lontras, etc. O aquário tem uma enfermaria que pode ser vista pelos visitantes, onde realiza cirurgias e outros tratamentos aos animais machucados.

Áreas verdes

A região de St. Pete e Clearwater tem muitas áreas verdes, locais ótimos para relaxar e desfrutar a natureza. São cerca de 150 parques espalhados pelos diversos municípios. Em muitos deles há estações com equipamentos esportivos e gratuitos. Entre eles, destaque para o Fred Marquis Pinellas Trail, um parque e trilha de recreação linear de 38 milhas entre St. Pete e Tarpon Springs. Criado ao longo de um corredor de estrada de ferro abandonada, oferece uma área verde espetacular e ideal para caminhar, correr, patinar e andar de bicicleta. Ao longo do caminho estão várias áreas de descanso, bancos e fontes de água.

Em Clearwater, o Philippe Park é outra interessante opção. Instalado em uma área preservada de grande importância, o local é perfeito para passear nas tardes de verão ou para fazer piqueniques.

Capital cultural da Flórida

Apesar das praias, são os museus que atraem muitos turistas ao destino. Tanto que a cidade se tornou a capital cultural da Flórida com várias galerias de arte e museus no centro da cidade. Entre eles, destaque para o Chihuly Collection, o Museu de Belas Artes (Museum of Fine Arts), o Museu de Belas Artes, o Museu Histórico, o Museu Holocausto e o Museu Salvador Dalí, o maior dedicado ao artista catalão fora da Espanha.

O prédio de vidro espelhado guarda importante acervo com obras do artista catalão (Foto: Dalí Museum/Divulgação)

Museu Salvador Dalí – Localizado no centro cénico da orla marítima de St. Pete, este icónico museu impressiona logo de cara pelo visual. Ele é o ponto de partida perfeito para explorar o resto da cidade. Inaugurado em janeiro de 2011, foi construído em aço e vidro, e está cercado por belos jardins. O prédio de vidro espelhado guarda um impressionante acervo com 96 pinturas a óleo do artista, além de cerca de 2 mil outros itens entre desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, filmes e documentos que cobrem toda a sua obra. Funciona diariamente das 10 ás 17h; nas quintas-feiras fecha às 20h.

Museu do Holocausto – Construído para conscientizar as pessoas, reúne obras de arte que remetem à época do genocídio, além de histórias de alguns sobreviventes.

Chihuly Collection – É dedicado às obras em vidro do artista norte-americano Dale Chihuly. As peças impressionam pela beleza e cores. Administrada pelo Morean Arts Center, ocupa um edifício de 929 m2 – projetado pelo arquiteto Albert Alfonso – localizado perto do cais e em frente ao North Straub Park. O museu abriga algumas das obras mais grandiosas do artista, como uma escultura de seis metros de altura logo na entrada. Entre os destaques da coleção estão o Lustre de Pingentes de Cristal Vermelho-Rubi e Plantas Rolantes. Abre diariamente, mas fecha aos domingos pela manhã. Em dias úteis, há visitas guiadas por especialistas a cada hora.

Museu de Belas Artes – Com coleção que prioriza a pintura clássica norte-americana, abriga obras de artistas clássicos e contemporâneos de todo o mundo – incluindo Monet, Renoir, Henri, O’Keeffe e outros. Fundado por Margaret Acheson Stuart (1896-1980), em 1965, com o objetivo aumentar e difundir o conhecimento e apreciação da arte, tem ambiente elegante e agradável. Abre de segunda a sábado, das 10h às 17h; às quintas das 10h às 20h; e aos domingos das 12h às 17h.

Museu Histórico – Ideal para que deseja conhecer a história de St. Pete desde o período pré-histórico. Fundado em 1920, está localizado próximo ao Píer e tem uma réplica em tamanho real do Benoist, um famoso hidroavião que realizou o seu primeiro voo na região. Funciona de terça a sábado, das 10h às 17h.

Gastronomia e cervejas artesanais

Foto: Crabby’s Beachwalk Bar & Grill/Divulgação

Saindo das praias, museus ou parques o melhor a fazer é procurar um lugar para tomar um drinque e comer. E St. Pete/Clearwater tem muito a oferecer também neste quesito. Entre as especialidades locais experimente os restaurantes especializados nos famosos sanduíches cubanos e de peixe garoupa da região.

Depois do jantar, o difícil é escolher entre uma variedade de bares de coquetéis, locais de eventos musicais e casas noturnas badaladas.

Quem aprecia cervejas artesanais vai se sentir no paraíso no destino. O St. Pete/Clearwater Craft Beer Trail é uma jornada pelo mundo das cervejas com degustações e visitas as cervejarias.

Foto: St Pete Clearwater/Divulgação

Segundo especialistas, o sabor das cervejas locais é diferente do de outras fabricadas nos EUA. A cerveja mais famosa da região é a Berliner Weisse, que os cervejeiros dão um toque único durante o processo de fermentação. Apropriadamente chamada de Florida Weisse, essa cerveja de baixo teor alcoólico tem como característica principal a adição de frutas frescas como limão, framboesa, manga, abacaxi e maracujá.

Dunedin Brewery Micro cervejaria mais antiga da Flórida – desde 1996 -, produz cervejas em pequenos lotes de 15 barris com uma variedade de ofertas de Mango Makrut Paradiso até Apricot Peach Ale, que é a mais popular. Aberta sete dias por semana, cativa os visitantes com suas cervejas artesanais e também com o menu de comidas, que inclui pretzel com mostarda e os não tão comuns tacos de porco desfiado com molho “picada de cobra”, o preferido dos clientes.

Informações: visitstpeteclearwater.com

Fotos: Roberto Maia e St Pete Clearwater/Divulgação (destaque)
MATÉRIAS RELACIONADAS
Passeios imperdíveis em St. Petersburgo/Clearwater, na Flórida
St. Petersburgo/Clearwater têm boas opções de compras na Flórida
St. Pete/Clearwater com novos museus e exposições
Sair da versão mobile