Distante pouco mais de duas horas de Londres, o local apresenta um círculo de cerca de cem metros de diâmetro formado por pedras enormes sobrepostas. Erguido há mais de 4,5 mil anos, as rochas maiores têm 9 metros de altura e 25 toneladas de peso.
São várias as versões sobre o monumento, entre elas que seria um espaço religioso, ou de celebrações fúnebres, ou usado para observações astronômicas. Historiadores tentam entender como as rochas foram perfeitamente encaixados em uma época em que não existiam recursos para tal. Pairam dúvidas sobre o tipo da rocha, de onde teriam vindo e como foram transportadas para lá.
Recentemente um exame mostrou que o monumento teria sido erguido para marcar a transição do sol através do círculo de pedras no início do verão e do inverno, ressaltando os solstícios – o dia mais longo e o mais curto do ano – que ocorrem apenas duas vezes por ano, em junho e dezembro.
Além de admirar o icônico círculo de pedras, os visitantes também podem realizar passeio à pé para conhecer antigos montes funerários e a vida selvagem dos tempos da pré-história. Casas Neolíticas foram reconstruídas e voluntários contam como as pessoas viviam em Stonehenge no passado.
Não deixe de pegar um áudio-guia gratuito no Centro de Visitantes com informações em vários idiomas, inclusive português. Se preferir é possível descarregar o áudio-guia diretamente em seu smartphone utilizando a conexão de wi-fi disponível no local.
Exposição – A história de Stonehenge também pode ser visualizada em uma interessante exposição com mais de 250 objetos arqueológicos. Os visitantes têm uma experiência audiovisual em 360º que proporciona pistas interessantes sobra a história de Stonehenge. Periodicamente ocorrem outras exposições temporárias que mostram outras perspectivas sobre o surgimento e objetivo do monumento.
No final da visita, os turistas podem adquirir lembrancinhas do lugar. Ao lado há uma café com lanches diversos, refrigerantes, chocolate quente para os dias frios e sorvetes no verão.
Ingressos: 23,30 libras (adultos) e 14 libras (crianças).
Museus – Quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre a história de Stonehenge poderá estender a visita aos museus vizinhos: Salisbury Museum e Wiltshare Museum, em Devizes.
Informações: stonehenge.co.uk | visitbritain.com/br/pt-br/stonehenge