Free tour é a forma mais barata, livre e prática de conhecer destinos turísticos. Além de ser uma ótima chance de descobrir curiosidades sobre a cidade visitada, com especialistas, muitos deles historiadores, trata-se também de uma oportunidade para interagir com pessoas do mundo todo.
O conceito costuma ser bem comum entre o público jovem e está presente nos principais centros turísticos do planeta. A Civitatis, que atua nesse segmento com visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, oferece essa modalidade de turismo em vários países.
A modalidade free tour consiste em um passeio guiado feito a pé pelos pontos mais interessantes que a cidade tem a oferecer. Ao final, o grau de satisfação do visitante é que vai determinar a remuneração do guia.
No Brasil, a média gira entre R$ 30 e R$ 50 por pessoa. Na Europa, o valor da gorjeta é de 15 euros, mas é possível que no final o turista queira pagar mais do que isso, dependendo da experiência.
Esse tipo de passeio foi ganhando fama aos poucos pela Europa, tanto que os free tours da Civitatis nas cidades de Madri, Lisboa e Paris já são líderes de preferência dos viajantes.
Paris
Um local da cidade acessível e conhecido serve de ponto de partida para o grupo que participará do passeio. No free tour por Paris da Civitatis, por exemplo, o encontro começa na praça do Hôtel de Ville (foto acima), a Prefeitura da capital francesa. De lá, o guia levará o grupo para uma caminhada de 2h a 3h, onde mostrará aos participantes a história detalhada de todos os pontos turísticos presentes na região visitada, com muitas curiosidades e dados históricos, culturais e antropológicos. Para participar é só fazer a reserva pelo site no dia e horário que preferir.
São Paulo
Com a popularidade cada vez maior, os passeios guiados pela Civitatis no Brasil estão chamando a atenção dos curiosos. Pode-se citar o free tour pelo Centro Histórico de São Paulo, que leva o turista a conhecer os pontos mais emblemáticos da história da cidade.
O passeio começa no Theatro Municipal de São Paulo (foto acima) e de lá o turista é guiado pelas ruas do Centro Histórico enquanto conhece vários pontos importantes da cidade, como o Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú, a Praça Ramos de Azevedo, o Edifício Martinelli, a Rua XV de Novembro e a Rua da Quitanda.
O tour passa também pelo Centro Cultural Banco do Brasil e o passeio é encerrado no Pateo do Collegio, onde nasceu a cidade. De prédios mal assombrados até detalhes arquitetônicos escondidos, o visitante redescobre a mais importante metrópole da América Latina e seus quase 500 anos de existência.