Essa iniciativa, lançada pelo Turismo da Suíça, é parte integrante de seu plano de recuperação do turismo. O rótulo indica aos hóspedes que a empresa anfitriã está comprometida em respeitar os conceitos de proteção.
Desde os dois estágios das medidas de flexibilização anunciados em 30 de abril e 11 de maio, o retorno à normalidade está acontecendo gradualmente. No entanto, esse é um novo normal ao qual os suíços devem se acostumar. Ficar em casa o máximo possível e respeitar a distância mínima ainda são medidas válidas. Mesmo se as atividades turísticas retomarem seu curso: cada vez mais lojas são reabertas e hotéis, museus e restaurantes podem receber visitantes.
Os teleféricos e as atrações turísticas devem iniciar as operações a partir de 8 de junho, enquanto as fronteiras, com a Áustria, a França e a Alemanha, estarão abertas ao turismo a partir de 15 de junho. Essa recuperação gradual da infraestrutura e serviços turísticos é gratificante e também deve ser coordenada com a necessidade de os anfitriões se informarem sobre medidas de segurança e higiene.
A aplicação dos conceitos de proteção desenvolvidos pela Confederação e pelas associações setoriais para a abertura de estabelecimentos turísticos é obrigatória. Esses conceitos incluem medidas para o cumprimento das regras de distanciamento, bem como diretrizes rígidas de saúde e segurança. O monitoramento da conformidade com esses conceitos de proteção é de responsabilidade das autoridades cantonais.
O selo “Clean & Safe” é um meio de comunicação uniforme e facilmente reconhecível em nível nacional. Com esse selo, as empresas de turismo podem comunicar claramente seu compromisso de garantir aos anfitriões que suas atividades atendem aos requisitos de limpeza e segurança.
Para hóspedes suíços e estrangeiros, o “Clean & Safe” ajuda a aliviar um pouco as incertezas que possam ter em relação à aplicação das medidas incluídas nos planos de proteção. Ao exibi-lo, as empresas envolvidas demonstram claramente seu compromisso deliberado de respeitar os conceitos de proteção.
Serão disponibilizados seis selos específicos para as diferentes categorias de prestadores de serviços, cada um com uma identidade visual derivada do selo geral das associações setoriais envolvidas na campanha.
Como parte de seu plano de recuperação do turismo, o Turismo da Suíça também promoverá explicitamente as medidas rigorosas dos planos de proteção implementados em hotéis, restaurantes, teleféricos e transportes público.