Quando se fala em comida japonesa é quase que inevitável pensar em sushis e sashimis – crus e frios. Porém, uma das receitas mais tradicionais da culinária japonesa é o Sukiyaki, um prato que teve origem no campo, onde os trabalhadores assavam batatas-doces direto no fogo com rastelos usados nas plantações.
Com o passar do tempo os japoneses começaram a assar outros legumes, adicionar molhos e agregar ingredientes importados de outros países como a manteiga e a carne bovina, criando assim o Sukiyaki que conhecemos hoje.
O Sukiyaki é preparado à mesa, em uma panela de ferro sobre um fogareiro portátil. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos. Primeiro fritam-se as carnes com um pouco de manteiga. Depois são colocados os demais ingredientes, temperando tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) e glutamato monossódico.
Para servir-se, quebra-se um ovo no owan (tigela para comer o sukiyaki) e bate-se um pouco para quebrar a gema. Depois são colocados as carnes e os demais ingredientes nesta tigela, com um pouco do caldo formado pelo cozido.
Sukiyaki o “fondue japonês”
No Kaori, um dos mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo, o prato é muito pedido principalmente em dias mais frios. Tanto que ficou conhecido como “fondue japonês”, por terem a maneira de preparo parecida.
Os ingredientes utilizados não preparação do Sukiyaki são carne, legumes, verduras, macarrão udon, especiarias, cogumelos, shimeji, shitake e ovos, combinações nutritivas e saudáveis. Vale lembrar que cada restaurante pode variar nas combinações e nas receitas.
No Kaori o Sukiyaki preparado com carne fatiada, macarrão japonês, verduras, tofu e especiarias serve três pessoas e custa R$ 240.
Serviço
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1.374 – Perdizes – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h-até o último cliente; sábado, domingo e feriados das 12h às 16h e das 19h até o último cliente; não abre às segundas-feiras.
Fotos: Thais Aline/divulgação via Fio Condutor
Veja também: Gastronomia japonesa tradicional chega ao Recreio dos Bandeirantes.