Os mercados flutuantes são famosos entre os visitantes na Tailândia. E são vários em todo o país. Um dos mais conhecidos e procurados fica a cerca de uma hora de carro de Bangkok. É o Floating Market Damnoen Saduak, que funciona praticamente como exibição aos turistas. Porém, não deixa de ser interessante.
O Floating Market Damnoen Saduak funciona diariamente com centenas de bancas montadas às margens dos canais de água com os vendedores levando seus produtos de barco até os clientes.
Assim, tem de tudo um pouco: roupas, lembrancinhas, brinquedos, sorvete, frutas, cervejas, comidas, etc. Entretanto, se preferir, é possível alugar um barco a remo com condutor e percorrer os canais entre as casas dos moradores do local. Além disso, há muitas opções de tours de meio dia saindo diariamente de Bangkok com destino ao Mercado Flutuante.
Mercado do Trem
Outro tipo de mercado tradicional na Tailândia é o Mercado do Trem, que ainda é bastante frequentado pelos locais. Localizado na estação de Maeklong, em Samut Songkhram, a 70 quilômetros da capital tailandesa, o comércio de frutas, verduras, legumes, frutos do mar e outros produtos acontece junto aos trilhos do trem.
A parte curiosa é quando um alerta sonoro avisa que um trem está se aproximando. Experientes, os comerciantes retiram, calmamente, os produtos espalhados sobre os trilhos e fecham suas barracas. A sincronização é perfeita. No instante seguinte a locomotiva puxando a composição atravessa o local. E, logo que o último vagão passa, como em um passe de mágica tudo volta rapidamente como era antes e o mercado segue sua rotina.
Tal como o Mercado Flutuante, a melhor maneira de conhecer o Mercado do Trem é contratar um tour saindo de Bangkok. Mas, atenção, não são todos os dias que o trem passa pelo local. Antes de comprar o passeio, pergunte se o trem passará naquele. Senão não tem graça!
Mercado a céu aberto em Bangkok
Em Bangkok, ao lado da estação Kamphaengpecth, funciona o maior mercado a céu aberto do país, com mais de 15 mil barracas vendendo de tudo. É o Chatuchak onde diariamente circulam mais de 200 mil visitantes – 30% são turistas. Há todo tipo de produtos à venda, inclusive comidas exóticas. Mas é bom evitar comer por ali.
Por fim, depois de passear pelo mercado aproveite para conhecer o parque vizinho, que oferece grande e tranquila área verde. Bom lugar para descansar um pouquinho depois das compras.
Aqui você encontra pacotes para a Tailândia.
Foto do destaque: foto Jason Goh por Pixabay