Ícone do site Travelpedia

Tanit tem cozinha mediterrânea autoral com pegada catalã

Nascido na Catalunha (Espanha), o chef Oscar Bosch teve o primeiro contato com a gastronomia ainda criança, no restaurante de seu pai, o Can Bosch, na cidade de Cambrils, a 100 quilômetros de Barcelona e dono de uma estrela Michelin há mais de 30 anos. Mas foi antes de mudar-se para o Brasil que ele apurou sua técnica ao trabalhar em três dos consagrados restaurantes do mundo: o El Bulli e o El Celler de Can Roca, ambos em Girona, e o Hof van Cleve, três estrelas belga chefiado por Peter Goossens.

Oscar inaugura seu primeiro restaurante, o Tanit, que serve cozinha mediterrânea autoral com pegada catalã. A casa foi batizada com o nome da Deusa fenícia muito cultuada no litoral balear. O espaço tem ambiente informal e bem iluminado. Além de uma agradável varanda, que remete ao clima de Formentera, Ibiza e Barcelona. Desde que se mudou para cá, o chef sempre teve vontade de abrir um restaurante que traduzisse sua essência.

No Tanit são servidas criações inspiradas em suas experiências e releituras modernas de receitas tradicionais. “Quero manter o padrão da alta cozinha que pratiquei na Europa, mas servida de forma mais descontraída”. Para acompanhar, versões criativas de gim tônicas e clericot, que casam bem com as tapas. Além de drinques com Jerez, criações elaboradas pelo barman Caique Soares.

O menu

Abrem o cardápio as famosas tapitas espanholas, batatas crocantes com molho de tomate caseiro e ragú de chorizo espanhol, buñuelos de bacalao – releitura dos bolinhos de bacalhau de sua avó – e croquetas, clássica ou com alho poró e queijo de cabra. Para compartilhar, opções como as lulinhas na chapa e o steak tartar servido sobre tutano assado com cubos de batata crocantes.

Entre os pratos principais estão outras receitas típicas da Espanha interpretadas por Oscar, como o arroz negro, com polvo grelhado, tinta de lula e allioli. E o fideuá de lulas, feito com massa cabelo de anjo, caldo de camarão, maionese de alho e lulinhas grelhadas. Mas é nas criações como o leitãozinho crocante que o chef demonstra toda sua bagagem…

Cozido à baixa temperatura, é servido desfiado sob uma camada de pururuca com cenoura assada, purê de cenoura e chutney de repolho roxo e maçã.

As sobremesas são criadas pela patissière Beatriz Bosch esposa de Oscar. Entre elas a Torta Santiago, acompanhada de creme anglaise e sorvete de nata; e a pera cozida à baixa temperatura com mousse de iogurte, crumble de macadâmia e sorvete de pera.

SERVIÇO
Endereço: Rua Oscar Freire, 145, Jardins
Telefone: 11/ 3062-6385
Funcionamento: De terça a quinta, das 12h às 15h e das 20h às 23h; sexta, das 12h às 15h e das 20h à 0h; sábado, das 12h às 17h e das 20h à 0h e domingo, das 12h às 17h
Fotos: Divulgação Tanit/ © Lucas Terribili
Sair da versão mobile