Ícone do site Travelpedia

Tem início em Holambra a 36ª edição da Expoflora

Na última sexta-feira, dia 25/08, teve início em Holambra, a 140 km da capital paulista, a 36ª edição da Expoflora. Maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina, o evento, que vai até 24/09, apresenta anualmente novidades e tendências da floricultura nacional. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 300 mil visitantes nos 16 dias.

Entre os lançamentos em flores e em plantas ornamentais estão os cactos mandacaru sem espinho; o cacto-coração; as mini-orquídeas phalaenopsis, que trazem cerca de 60 flores em suas hastes; os kalanchoes de vaso das variedades Chloe (laranja e com leve cheiro de mamão papaya) e Maxine (cor de rosa claro e com flores maiores das convencionais); a lantana bandana (própria para jardins, com mix de cores diferentes); novas cores das rosas Charm Candy Avalanche.

ATRAÇÕES DA EXPOFLORA

Na Exposição de Arranjos Florais, diferentes festas são comemoradas em 12 ambientes, todos com criativos e exóticos arranjos florais criados pelos decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, também trazendo novidades e tendências em flores e em plantas ornamentais. Incluindo as reposições, são utilizados na decoração cerca de 2 mil vasos de flores e 262 mil hastes de mais de 300 espécies diferentes.

Entre as atrações, a que mais emociona os visitantes é a Chuva de Pétalas, que usa aproximadamente, em cada espetáculo, 150 quilos de pétalas coloridas (o que corresponde a 800 dúzias ou 18 mil botões despetalados um a um). As pétalas são lançadas por um equipamento especial sobre uma multidão ao ar livre. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar tem seu desejo realizado.

Foto: Fabiano de Bruin

Realizada após a Parada das Flores todos os dias do evento às 16h30, a Chuva de Pétalas também pode ter uma segunda edição às 17h, quando o tempo permite e caso exista a disponibilidade de flores, desta vez lançadas a partir de um helicóptero, que faz com que o vento as espalhe pelas praças e alamedas de todo o parque.

Na Mostra de Paisagismo, profissionais do setor apresentam sugestões de como as flores e as plantas podem ser usadas nas residências. São 19 ambientes que apresentam projetos paisagísticos e de decoração, trazendo as tendências da primavera/verão para inspirar o público.

Foto: Mateus Lustosa

Os visitantes também podem fazer um passeio turístico por Holambra, conhecendo os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa. O passeio inclui a visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores.

Nos cinco palcos instalados próximos às praças de alimentação (Rosas, Lírios, Petúnias, Iris e Tulipas), a partir das 14h, são realizadas apresentações diárias do grupo de danças típicas holandesas, além de outras atrações. No Shopping das Flores, o público pode adquirir as flores e as plantas ornamentais produzidas em Holambra. São três pavilhões (Vermelho, Verde e Azul), ondes estão cerca de 250 estandes com produtos artesanais, industrializados e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

NOVIDADES GASTRÔNOMICAS

A Expoflora, em seu parque de 250 mil m², tem duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e 5 restaurantes que oferecem, além de fast food, comidas nacionais e típicas holandesas. Todos os anos, o desafio é inovar. Nesta edição, o destaque fica a cargo de sobremesas no formato de flores, como a Appelbloem (flor de maçã na junção das palavras holandesas appel – maçã -, e bloem – flor), da Confeitaria e Restaurante Martin Holandesa, e a Flor da Terra (rosa de biscoito, bolo de chocolate triturado e brigadeiro de hortelã, tudo dentro de um vasinho), do Casa Bela. Tem, também, a torta Toffee com ganache de especiarias. O Oma Beppie criou uma versão do stroopwafel, um biscoito típico holandês tipo waffle recheado com calda de caramelo, agora com cobertura de chocolate.

Para a criançada tem o Picolelé, “o picolé que você monta do jeito que quiser”, que a sorveteria Vanilla Ice traz como novidade. A base tem sabores variados – baunilha, pistache, chocolate, caramelo e menta – e a cobertura de chocolate (branco ou ao leite) pode ser escolhida na hora e montada com diferentes confeitos. A sorveteria também ousou e criou sorvetes de beterraba e bacon.

Os ingredientes típicos estão presentes em releituras de vários pratos, como o eisbein (joelho de porco), que agora vem desfiado junto com salsichões holandeses e escondidinho sob dois purês de batata e de queijos (Hollandse Verbogen). O Prato do Opa (vovô em holandês) traz filé mignon grelhado e servido com três purês típicos.

Serviço:
Localização: Holambra (SP)
Data: até 24/09, de sexta a domingo
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$ 46
Informações: expoflora.com.br

Fotos: divulgação e Pixabay (destaque)
Sair da versão mobile