Após 15 anos, milhares de budistas recebem monges internacionais para bênçãos incomuns no Templo Kadampa Brasil, em Cabreúva (SP). O evento espera reunir seguidores de diversas partes do mundo, incluindo Alemanha, França, China, Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai e Colômbia, de 2 a 12 de novembro, para iniciação ao Tantra Ioga Supremo, os ensinamentos incomuns de Buda Shakyamuni.
Durante o Festival Brasileiro de Dharma, a cidade, 80 quilômetros da capital paulista, se prepara para receber mais turistas do que de costume, graças ao recorde de público que o Centro de Meditação Kadampa Brasil tem alcançado nos últimos anos. Com mais de 2,5 mil metros quadrados, o espaço conta com alojamentos para retiro, cafeteria, área de descanso e de leitura e belas paisagens.
O Templo
Com três estátuas gigantes de Buda ao centro, cada uma medindo 2,5 metros de altura por 2 metros de largura, e outras 14 menores ao redor, o altar é um dos grandes destaques do Templo. Durante a visita monitorada, que acontece todos os domingos às 14h, visitantes de todos os cantos do mundo e de toda e qualquer crença religiosa têm a possibilidade de aprender um pouco sobre o que significa cada representação, além de diversos símbolos espalhados pelas paredes e no piso.
No teto, uma enorme roda de madeira representa o ímpeto de Buda de dar ensinamentos após alcançar o nível máximo de sua capacidade mental, para que todos possam alcançar o mesmo estado, que é o responsável pelo estado de paz e felicidade tão desejado. Pelas paredes, deusas fazem oferendas como forma de agradecimento pelos ensinamentos de Buda.
O piso, em granilite, traz o desenho de uma grande flor de lótus bem ao centro do Templo, que significa, segundo o monge Tsultrim, que é possível alcançar a pureza da mente em um mundo tão impuro, assim como a flor de lótus brota linda e resistente em meio ao lodo.
Entre os espaços que mais atraem turistas e visitantes, pergolados de madeira espalhados pelos jardins do Templo, com vista para a Serra do Japi, são os mais disputados.
A cafeteria também costuma ser uma atração. Os vidros revelam a beleza da mata ao fundo e é possível sentir a paz e a tranquilidade da serra apreciando um cappuccino especialmente preparado por voluntários.
Todo o entorno do Templo é formado por varandas onde os visitantes também podem se sentar para uma leitura ou para apreciar a paisagem. São tantos detalhes que é impossível registrar tudo de uma vez.
Hospedagem
Para quem se hospeda no Centro de Meditação Kadampa Brasil para retiros e cursos mais longos, a infraestrutura do local conta com 16 chalés de madeira, com capacidade para aproximadamente 100 hóspedes, com opções desde os coletivos, triplos, duplos ou individuais. O Templo oferece roupas de cama e de banho e o banheiro é coletivo em qualquer das opções. Há ainda um grande espaço reservado para camping.
A cozinha é um capítulo a parte no Templo Kadampa. Mantida somente com o trabalho de voluntários, o cardápio – vegetariano – muda semanalmente e garante aos visitantes uma mistura de sabores, temperos e muito amor pelo que se faz. A feijoada vegetariana está entre os pratos mais pedidos.
Serviço
Data: 2 a 12 de novembro
Local: Centro de Meditação Kadampa Brasil (Templo Kadampa)
Endereço: Av. Cláudio Giannini, 2.035 – Distrito do Jacaré – Cabreúva (SP)
Telefone: (11) 4858 0155
Informações: budismo.org.br | budismokadampa.org.br