Com protocolos definidos e publicados pela Anvisa, a temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 começa no dia 5 de novembro. São cinco os navios confirmados na costa do País: Costa Fascinosa e Costa Smeralda da Costa Cruzeiros; e MSC Preziosa, MSC Seaside e MSC Splendida da MSC Cruzeiros. Jundos eles oferecem cerca de 386 mil leitos, com 107 roteiros e 392 escalas em destinos nacionais como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo e Ubatuba.
“Para a indústria de cruzeiros, a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas sempre estarão em primeiro lugar e foi justamente por isso que trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades responsáveis. Estamos prontos para a temporada brasileira de cruzeiros e muito felizes de acompanhar o retorno dos cruzeiros ao Brasil, tanto pela importância do nosso setor para a economia e para a geração de empregos, quanto pela oportunidade de oferecer as mesmas experiências únicas e memoráveis que as pessoas apaixonadas por cruzeiros estão acostumadas a vivenciar, e para tantas outras que viverão esses momentos pela primeira vez”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Entre os principais pilares dos procedimentos sanitários detalhados e publicados pela Anvisa, e que estão aptos a possíveis ajustes de acordo com o cenário pandêmico, estão:
- Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização);
- Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou antígeno até um dia antes da viagem);
- Testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes;
- Ocupação máxima de 75% da capacidade da embarcação;
- Distanciamento de 1,5 metro entre grupos;
- Uso obrigatório de máscaras;
- Preenchimento de formulário de saúde pessoal DSV – Declaração de Saúde do Viajante;
- Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;
- Plano de contingência com corpo médico especialmente treinado e estrutura com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes;
- Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa, municípios e Estados;
- Excursões e visitas em terra estão autorizadas e seguirão os protocolos das companhias marítimas e dos municípios, para que as pessoas possam desfrutar ao máximo do lazer com segurança. Quando realizadas pelas companhias, deverão ser supervisionadas por funcionários treinados.
Atualmente, cerca de 3 milhões de pessoas, em mais de 200 navios, já voltaram a navegar em cerca de 50 países, desde que os cruzeiros retomaram suas operações com sucesso.
As projeções são animadoras e mostram que, até o final do ano, 80% da capacidade da frota global estará em operação, de acordo com um levantamento da CLIA Global (Cruise Lines International Association).