A temporada de cruzeiros 2022/2023 entra em sua reta final com os navios Costa Firenze e MSC Preziosa se despedindo do Brasil nos próximos dias. Além disso, consolida-se como a maior dos últimos 10 anos. A estimativa é ter entre 650 mil e 700 mil cruzeiristas embarcados, mais de 4 vezes acima da temporada de cruzeiros 2021/2022, que teve menos navios e menor período de navegação.
Segundo a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), estima-se que a temporada de cruzeiros atual gere cerca de 48 mil empregos e traga para o Brasil um impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões. Ou seja, crescimento de 240% em relação a 2021/2022. Esse valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes.
Participaram da temporada de cruzeiros 2022/2023 os navios Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview. Eles partiram dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este, que voltaram aos roteiros depois de um período de restrições.
Crescimento e sustentabilidade
A temporada de cruzeiros 2022/2023 também marcou a volta do Brasil à rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo. Foram 35 navios de longo curso fazendo paradas em 45 destinos localizados em 15 Estados. Entre eles, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros. Os impactos na economia podem chegar a R$ 400 milhões para o país.
“Celebramos nossos avanços e conquistas nesta temporada, a maior da década. E já abrimos as portas para a próxima, que deve ser a maior dos últimos 11 anos. Estamos trabalhando muito pelo presente e pelo futuro do setor. E isso engloba a busca de novos destinos, com alguns já confirmados para 2023/2024. Bem como melhorias na infraestrutura, nos custos, no ambiente de negócios do Brasil, além investimentos em sustentabilidade rumo à meta de diminuir as emissões de carbono em 40% até 2030 e zerá-las até 2050, entre outras coisas”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Temporada de cruzeiros 2023/2024
Para a temporada de cruzeiros 2023/2024, prevista para ter navegação de outubro a maio, o setor tem perspectivas muito positivas. A expectativa é ofertar 840 mil leitos, crescimento de 6% em relação à temporada atual. Além disso, trazer um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 3,9 bi para o Brasil.
Serão novamente nove navios, mas com capacidade maior. Entre as novidades, está a confirmação de Paranaguá (PR) como porto de embarque. Bem como a possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha (SC) e em São Francisco do Sul (SC), além do trabalho um pouco mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória (ES).
Além disso, a próxima temporada também terá 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos de 15 Estados. Entre ele, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por fim, a expectativa é gerar um impacto de R$ 450 milhões para a economia nacional.