Chegamos aquela época do ano, a da temporada de cruzeiros marítimos. E ela será maior e mais longa que em 2018. O primeiro navio atracou no Brasil na última sexta-feira, dia 15. São esperados para está edição 490 mil cruzeiristas. Ao todo, passarão pelo País sete embarcações, uma oferta que é 6% maior do que na temporada anterior.
Mais uma vez o Porto de Santos, litoral paulista, é um dos protagonistas da temporada de cruzeiros. Ao todo são 53 embarques no porto da cidade, incluindo maior destaque desta edição o MSC SeaView, inaugurado em 2018 e o maior navio a vir para o País. Esta temporada também conta com o retorno do uso do porto de Itajaí (SC).
Entre os navios que terão quase 100% de suas saídas do Porto de Santos está o Costa Fascinosa, que terá roteiros de 3, 4, 6, 7 e 8 noites. Há cruzeiros pelo Nordeste, Sul e também pela região da Prata (Uruguai e Argentina). O outro é o MSC SeaView, que também fará roteiros de 3, 4, 6, 7 e 8 noites com opções para o Sul e para o Nordeste.
O Soberano terá alguns embarques em Santos para roteiros de 4 noites para Búzios e Rio de Janeiro, para o roteiro de 6 noites de carnaval, além dos cruzeiros de Natal e de Ano Novo, que serão de 7 noites. Além disso, o MSC Fantasia e o MSC Sinfonia também terão alguns embarques de Santos. O primeiro com roteiros de 3 noites e o segundo de 7 noites. A última saída desta temporada será do Costa Fascinosa, em 6 de abril do ano que vem – rumo à Itália.
Opções é o que não faltam para aproveitar a temporada de cruzeiros. Mas, para que esse momento tão aguardado seja perfeito, é preciso se preparar, e foi pensando nisso que a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), elaborou o Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas, um manual prático, com informações essenciais para quem pretende saber tudo antes de embarcar em um cruzeiro. E isso vale para esta e todas as próximas temporada, então anote aí!
- A recomendação é que o passageiro esteja no terminal após as 11h da manhã. Se possível, realize o check-in online para economizar tempo;
- Ao chegar no terminal de embarque, procure a área designada, conforme companhia e navio, para realizar o processo de despacho de bagagem que, posteriormente, será entregue na cabine. É de extrema importância que todas as bagagens estejam identificadas, evitando assim problemas com extravios.
- É recomendável que a bagagem de mão (pequena mala ou mochila) comporte documentos relativos ao embarque, objetos frágeis ou de valor, além de uma troca de roupa e itens de higiene pessoal, para utilização enquanto aguarda o processo de distribuição de bagagens nas cabines;
- Crianças devem ter, no mínimo, 6 meses completos no dia do embarque, para cruzeiros de até 9 noites, ou 12 meses completos, para os com maior duração;
- Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de 1 ano, submetam os mesmos a consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro, o atestado médico confirmando o bom estado para viajar deverá ser apresentado no momento do check-in;
- Gestantes precisam apresentar atestado médico confirmando o estágio da sua gravidez e não poderão embarcar com 23 semanas ou mais de gestação. Se estiver viajando para o exterior com menores desacompanhados do pai e/ou da mãe, certifique-se de levar, também, uma autorização de viagem com firma reconhecida por autenticidade.