Ícone do site Travelpedia

Theatro Municipal de São Paulo leva apresentações gratuitas aos bairros

O Theatro Municipal de São Paulo realiza o projeto Municipal Circula em diversos espaços culturais nas periferias da cidade. A programação gratuita conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e convidados especiais. Também realiza exibições do filme de animação Pedro e o Lobo, com Giramundo Teatro de Bonecos e Orquestra Experimental de Repertório, além de encontros de troca de experiências entre os corpos artísticos e artistas locais.

No dia 21, a Orquestra Experimental de Repertório realiza uma apresentação no Centro Cultural Grajaú, às 16h, com participação especial da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio. Sob regência do maestro Jamil Maluf, o repertório conta com as Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos, Sinfonia Popular n.1, Radamés Gnatalli, Série Brasileira V, de Alberto Nepomuceno, Suíte Nordestina, de Duda do Recife, entre outras.

O Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo (Foto: Pixabay)

O majestoso edifício do Theatro Municipal de São Paulo tem a assinatura de Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi. Ele foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um prédio histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil.

O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e Icon Awards é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Serviço
Concerto da Orquestra Experimental de Repertório e Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio

Dia: 21/05 – Sábado
Local: Centro Cultural Grajaú
Horário: 16h
Endereço: Rua Prof. Oscár Barreto Filho, 252 – Parque América – São Paulo (SP)

Foto do destaque: Rafael Salvador/divulgação
Sair da versão mobile