Encontrar um lugar especial para dizer o tão sonhado “sim” é o maior desafio dos casais que desejam celebrar o início da vida matrimonial. O TRAVELPEDIA inclusive já listou alguns destinos. Quem perdeu é só clicar aqui! E, ao dar uma busca por casamento em nosso site há várias outras opções de leitura. Porém a dica de hoje é num dos destinos mais queridinhos de Minas Gerais (e do Brasil): Tiradentes!
A cidade, que completa três séculos de existência este ano e, com suas belíssimas paisagens, serve como pano de fundo da novela das seis da Rede Globo, “Espelho da Vida”. Com oito igrejas, duas capelas, buffets, restaurantes e uma rede hospitaleira com capacidade para receber milhares de visitantes, Tiradentes tem sido cada vez mais procurada pelos noivos – não à toa, é normal que em alguns fins de semana sejam realizados três casamentos simultaneamente.
Joia barroca do período de extração de ouro, Tiradentes não economiza adjetivos quando o assunto é hospitalidade. No Estado considerado sinônimo de cultura e tradições, a bucólica cidade aos pés da Serra de São José esbanja atrativos e iniciativas para atrair visitantes – hoje, cerca de 90% do PIB municipal depende das receitas geradas pelos prestadores de serviços da cadeia turística. Nesse sentido, e indo muito além de exercitar, cotidianamente, a arte de bem receber, um coletivo de empresários decidiu dar start à segunda fase do projeto “Tiradentes Mais”, iniciado em 2012.
O que é bom para os casais também faz o coração da economia local bater mais forte. Além do Turismo, o mercado de casamentos movimenta praticamente toda a indústria da cidade e, consequentemente, o coletivo Tiradentes Mais – formado por 54 empreendedores de pequeno, médio e grande porte atuantes em segmentos como hotéis, restaurantes, docerias artesanais e ateliês.
Destino cenário e bem estruturado
A começar pela locação de espaços religiosos, das dez opções destaques para Igreja Matriz de Santo Antônio – a mais requisitada para celebrações maiores –, a Igreja do Rosário, a Igreja Evangelista e a Igreja do Alto São Francisco – essas três ideais para eventos menores, sendo a última delas a mais intimista e com uma das vistas mais lindas da cidade. Já quando o assunto é buffet, é possível encontrar espaços elegantes que acomodam até 1.400 convidados e locais encantadores para celebrar miniweddings de 30 a 60 pessoas.
Cidade histórica com ares cosmopolitas, a riqueza em detalhes se reflete também no roteiro gastronômico, com restaurantes se especializando nos pré-weddings e cardápios certeiros para a ocasião.
Conhecida pela vocação hospitaleira, a rede hoteleira da cidade formada por 150 estabelecimento recebe noivos e convidados oferecendo a capacidade para acomodar até 3 mil pessoas. Ou seja, opções para todos os gostos e bolsos!
A criatividade dos artistas e artesãos locais também faz a fama de Tiradentes e se estende para a criação de lembrancinhas. Sem falar que, todo esse burburinho em torno dos casamentos tem feito com que muitos fotógrafos de mudem para lá, garantindo a eternização do momento com imagens de ponta.
Coletivo em expansão
De acordo com a empresária Gabriela Barbosa, uma das integrantes do grupo, o objetivo sempre foi e ainda é gerar maior visibilidade a Tiradentes. “Nosso produto é a cidade, e o grupo, por essa perspectiva, é o meio que viabiliza o projeto de como se vender a cidade, beneficiando o município como um todo e os parceiros/prestadores de serviços”, afirma.
Com adesão crescente de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, docerias artesanais, receptivos, ateliês e até um alambique, o grupo concentra a oferta de serviços e atrações em quatro pilares: hospedagem, gastronomia, consumo/compras e arte e cultura. “Tiradentes sintetiza tudo o que Minas tem de melhor. Nossa intenção é ampliar a demanda por conta do aumento da oferta qualificada de serviços e da diversidade. Temos propostas para turismo de aventura, contemplação, celebrações, cultura, gastronomia, design e muita cultura”, exemplifica.
Nesta segunda fase do Tiradentes Mais, agora com um grupo mais robusto, já foi criado um site, redes sociais como Facebook e Instagram e o coletivo fará parceria com uma faculdade local para um estudo de mercado. Além disso, e dentro do plano estratégico, está prevista a realização de um workshop de imersão para profissionais do trade e ações junto à imprensa e influenciadores.