Fui arrebatada pelo mesmo sentimento que tive em Paraty, no Rio de Janeiro, o ano passado. Mas Tiradentes tem um diferencial, que a torna ainda mais fascinante: a hospitalidade do povo mineiro. Que me perdoem os cariocas – e fui muito bem recebida em Paraty – mas, não tem anfitrião melhor que o mineiro. Eles são acolhedores e adoram receber. E ainda por cima tem aquele sotaque fofo.
E, convenhamos, a gastronomia em Minas também é arrebatadora. São tantas delícias. Mas quanto a isso falarei depois. Antes, preciso focar no destino em si, que é um must go, então, caso não conheça: vá! E se já conhece, sabe que, como eu, vai querer sempre voltar. Pois você sai de Tiradentes, mas Tiradentes não sai de você. Ainda bem! ❤
Entrei para a lista dos apaixonados pelo destino, já que ele te cativa fácil. De cara você recebe um convite irresistível para descobrir toda sua essência. Ainda mais que estamos falando de uma cidade mineira. E, para quem não sabe, Minas Gerais abriga 70% do patrimônio cultural brasileiro. Se outrora o estado foi famoso pelo ouro, hoje em dia é rico em outro sentido: história, cultura e tradições. Some a isso o povo e a gastronomia, já mencionados, e as muitas belezas naturais e você tem um destino completo. Do tipo para apreciar sem moderação e sem pressa.
Aos pés da Serra de São José, a cidade esbanja atrativos e iniciativas para atrair visitantes – hoje, cerca de 90% do PIB municipal depende das receitas geradas pelos prestadores de serviços da cadeia turística. Nesse sentidor, um coletivo de empresários iniciou ano passado a segunda fase do projeto Tiradentes Mais, criado em 2012. São 57 empresários e artistas da cidade que abraçam a missão de bem atender e de divulgar, para o Brasil e o mundo, o que faz a cidade histórica mineira ser tão especial.
De acordo com a empresária Gabriela Barbosa, uma das integrantes do grupo, o objetivo sempre foi e ainda é gerar maior visibilidade a Tiradentes. “Nosso produto é a cidade, e o grupo, por essa perspectiva, é o meio que viabiliza o projeto de como se vender a cidade, beneficiando o município como um todo e os parceiros/prestadores de serviços”, afirma.
Com adesão crescente de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, docerias artesanais, receptivos, ateliês e até um alambique, o grupo concentra a oferta de serviços e atrações em quatro pilares: hospedagem, gastronomia, consumo/compras e arte e cultura.
“Tiradentes sintetiza tudo o que Minas tem de melhor. Nossa intenção é ampliar a demanda por conta do aumento da oferta qualificada de serviços e da diversidade. Temos propostas para turismo de aventura, contemplação, celebrações, gastronomia, design e muita cultura”, comenta.
Se trata de um destino democrático que tende a agradar a todos. Inclusive quem adora aventura, e busca por atividades em meio a natureza. Há muitos atrativos nesse quesito. E vamos contar mais sobre isso em breve. Mas antes, não perca amanhã a segunda parte deste especial sobre o destino! 😉
Hospidalidade mineira
Na hora de se hospedar na cidade sobram boas opções de pousadas. Indo desde as únicas 5 estrelas da cidade as belas e charmosas Solar da Ponte e Pequena Tiradentes a outras como a temática Pousada Arraial Velho, que foi a minha “morada” na cidade.
Em uma linda e colorida mansão construída seguindo o mesmo padrão de arquitetura colonial, e com decoração no estilo do século 18, está a apenas 600 metros da praça principal. Conta com quartos aconchegantes, piscina externa, jardins e um café da manhã bem mineirinho de tão delícia! ❤
Travelpedia viajou a convite do coletivo Tiradentes Mais via Baobá Comunicação e contando com o seguro viagem da GTA.
Foto do destaque: Alberto Lopes
.
MATÉRIA RELACIONADA:
https://travelpedia.com.br/tiradentes-e-a-nova-cidade-desejo-das-noivas/