Ícone do site Travelpedia

Tirolesa Voo da Serra é passeio para todas as idades nas férias de julho

Se você deseja aproveitar as férias de julho sem sair do estado de São Paulo, uma experiência única espera por você: sobrevoar a Mata Atlântica com vista para a Baixada Santista. O passeio é realizado nos 500 metros de extensão da Tirolesa Voo da Serra. A atração está no Caminhos do Mar, parte do Parque Estadual Serra do Mar. Apesar de alcançar 110 metros de altura em seu ponto mais alto, a tirolesa Voo da Serra é mais uma atividade de contemplação e liberdade do que um esporte radical. Assim, é ideal para famílias.

A Tirolesa Voo da Serra é a única em uma área ambientalmente preservada no estado de São Paulo. Essa localização oferece uma vista privilegiada, bem como uma imersão em ambientes naturais. Além disso, durante a descida, a Baixada Santista é visível à direita. Por outro lado, à esquerda pode-se apreciar o Pouso Paranapiacaba, um monumento de 1922. Ele celebra o centenário da Independência do Brasil e atualmente abriga o Café 1922, onde é possível saborear iguarias tradicionais portuguesas.

Atração para todas as idades

Foto: Abel Gimenez/Travelpedia

A decolagem na Voo da Serra ocorre na Casa de Visitas, uma construção de 1926. A tirolesa atravessa um percurso que leva até as Ruínas, outro monumento histórico do Caminhos do Mar. A via permite o voo simultâneo de duas pessoas, lado a lado. Assim, a experiência fica ainda mais especial. Ideal para compartilhar com um ente querido, seja um parceiro, familiar ou amigo.

A tirolesa é acessível para todas as idades. Portanto, crianças a partir de 5 anos podem participar de voos duplos acompanhadas por um responsável. Porém, a partir dos 8 anos ou com peso mínimo de 35 quilos podem voar sozinhos.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da atração.

Outras atrações

Trilha Cachoeira da Torre (Foto: Parquetur/divulgação)

Além da tirolesa, o Caminhos do Mar oferece outras atrações. Por exemplo: Roteiro Histórico (8 km) pela trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e o Roteiro Ecoturístico (3,5 km) pela trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Os aventureiros podem agendar a visita ao Roteiro Aventura (4,5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre. A Base Náutica oferece atividades de remo e canoagem. E a EV Bike Tour promove passeios de bicicleta, cujos valores de aluguel devem ser consultados, pois não são fornecidos pela Parquetur.

Passeio de bike (foto: Parquetur/divulgação)

O Caminhos do Mar é um importante corredor ecológico que liga as porções norte e sul da Mata Atlântica. Promove a conservação ambiental através da educação para conscientização sobre a importância da natureza. O passeio é indicado para todas as idades devido ao fácil acesso pela estrada. Começando com uma trilha de 8 km de dificuldade fácil pela Estrada Velha de Santos, que possui oito monumentos comemorativos ao centenário da Independência do Brasil.

A Calçada do Lorena, com 3,5 km de extensão, é uma trilha de pedras por onde D. Pedro I passou para proclamar a Independência em 1822. É o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, aberto para passeio e visitação. Por fim, o,utra trilha disponível é a da Cachoeira da Torre, que necessita de agendamento prévio para visitação.

Foto do destaque: Parquetur/divulgação

Veja também: Tirolesa Voo da Serra tem 500 metros sobre a Mata Atlântica

Sair da versão mobile