Perguntas sobre aviões são muito frequentes entre passageiros e amantes da aviação. Dúvidas sobre se os aviões podem andar de ré, se as janelas do cockpit podem abrir e o motivo de não existir a fileira 13 em nenhuma aeronave são comuns.
Aliás, você já tinha parado para pensar em alguma delas? Ou alguma outra curiosidade ou mistério da aviação? A KLM separou 5 das dúvidas mais comuns sobre aeronaves para desvendar. Confira!
1- Um avião pode taxiar para trás por conta própria?
Para que não está nada familiarizado com o universo da aviação, a maioria das aeronaves pode dar ré usando seu empuxo reverso. Em aeronaves a jato, isso é feito usando dispositivos de empuxo que bloqueiam o jato e o redirecionam para frente. Em alguns aeroportos nos Estados Unidos e no exército, o uso de propulsão reversa durante o taxiamento ainda é uma prática comum.
No entanto, a KLM não utiliza o empuxo reverso para taxiar devido a considerações ambientais (gasto de combustível e emissão de CO2). A companhia também prefere minimizar a poluição sonora (motores são de fato barulhentos). Uma técnica chamada powerback usa os motores, e a propulsão reversa suga todo tipo de coisas diretamente na câmara de combustão do motor, o que não é o ideal.
Além disso, a empresa acredita que a equipe na pista também gostaria de não ser arrastada pelo vento. Claro! Então é por isso que usa o procedimento push-back com rebocadores. Ah, caso esteja se perguntando aí: não há espelho retrovisor e sinal sonoro de macha ré.
2- Limpadores de para-brisa? Em um avião?
Os para-brisas do cockpit têm limpadores por razões óbvias – eles limpam a água ou a neve. Como os pilotos precisam de uma visão clara, os limpadores limpam o para-brisa da água caso o fluxo de ar não faça isso durante a decolagem ou aterrissagem. Pode-se imaginar como os limpadores são extremamente úteis durante os eventos de batismo, onde as aeronaves são recebidas por caminhões de bombeiros, com jatos de água (às vezes colorida) no avião durante o taxiamento.
Os limpadores podem se mover de forma independente, para reduzir a chance de que ambos os sistemas de limpadores parem de funcionar simultaneamente, por exemplo. Em um Boeing 737, ele têm três configurações: intervalo (6/7 varreduras por minuto), baixa (160 varreduras) e alta (250 varreduras).
Os limpadores que não funcionam podem ser a razão para um “no-go”. Ou seja, para abortar a decolagem, quando a previsão é de chuvas fortes durante a decolagem ou aterrissagem, então eles são essenciais!
A propósito, a maioria das aeronaves atualmente têm um revestimento hidrofóbico (que repele a água) em suas janelas. O revestimento afeta a tensão superficial das gotas de chuva e cria uma espécie de filme transparente no para-brisa, o que é muito benéfico para a visibilidade dos pilotos.
3- Ei comandante, abra a janela!
Nem todas as janelas do cockpit podem se abrir. Por exemplo, em um Boeing 737, apenas 2 das 6 janelas podem deslizar para trás. O fato de que elas podem se abrir é principalmente para servir como uma rota de fuga para os pilotos se a porta de acesso usual não puder ser usada.
É por isso que uma alça de escape também é montada acima dessas janelas. A janela aberta também permite a comunicação com a equipe da plataforma. Ah, e claro, permite a entrada de ar fresco (mas não a 10.000 pés, é claro!). Então, basicamente, é útil para operações terrestres. As janelas ficam trancadas com segurança, então você não precisa se preocupar com elas abrindo quando não devem.
4- Assento ABC, tão fáceis como 1-2-3?
Você já deu uma boa olhada nos mapas de assento da KLM? Eles parecem bem lógicos, certo? No entanto, um passageiro perguntou por que não há assento B em alguns aviões da companhia. O que é o caso nas aeronaves menores, com 2 filas de 2 assentos. Por exemplo, no Fokker 70 e no Embraer 190 ou em algumas cabines da Classe Executiva, você tem apenas os lugares A e C e D e F.
Isso é feito assim (não apenas na KLM, mas praticamente em todo o mundo da aviação), pois o assento A é reconhecido como assento da janela e C como assento do corredor, especialmente para passageiros frequentes que sabem de cor os layouts de cabine. Também não há um lugar I, provavelmente porque o assento 11I seria um pouco confuso para pessoas e computadores.
5- A misteriosa fileira 13
Agora encontre a fileira 13 em qualquer um dos mapas de assentos da companhia. Mas não prenda a sua respiração até encontrar, porque vai ficar sem fôlego, já que a KLM não tem uma fileira 13 − em nenhuma de suas aeronaves. Então, se você vir um assento 13B no seu cartão de embarque, você tem um pequeno problema. Mas o que aconteceu com a fileira 13? Algumas pessoas fazem uma associação bastante negativa com esse número, e não apenas no mundo da aviação, mas num geral. Sendo assim, a KLM optou simplesmente por ignorá-lo.