Ícone do site Travelpedia

Top 5 destinos da F1 que valem a viagem

Enquanto os motores aceleram, e cresce o duelo pelo penta entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, no Grande Prêmio de Fórmula 1, a 69ª edição trouxe novidades. A temporada 2018 marca o retorno dos GP da França e da Alemanha, e a saída do GP da Malásia. Se no que diz respeito as provas tudo gira em torno de quem é mais rápido, o menos não vale para as cidades-sedes, que devem ser apreciadas sem pressa. Confira 5 destinos com circuitos do GP para aproveitar além das pistas.

Monte-Carlo, Mônaco

27 de maio – Circuito de Mônaco

Foto: Carolina Maia

Curiosidades: Um dos mais tradicionais, o circuito de rua está na Fórmula 1 desde seus primórdios. O ponto mais rápido é a parte do túnel onde os carros podem chegar a 270 km/h. Ayrton Senna segue sendo o piloto com mais vitórias neste percurso, seis no total.

Além da pista: Segundo menor país do mundo, atrás apenas do Vaticano, é o paraíso do luxo e dos cassinos, como o Monte-Carlo. De arquitetura clássica, o prédio é do século 19. Entre as atrações do Principado de Mônaco está a troca da guarda do palácio. Além de museus como o Oceanográfico com mais de 6 mil peixes e outros seres marinhos.

Pit stop gastronômico: São cerca de 170 restaurantes espalhados pelos 2 km² do país. Pratos franceses predominam nos cardápios. Como no caso do Castelroc, situado em frente o palácio real. Devido à vista panorâmica, vale a reserva antecipada. Outra opção é o La Chaumiere cujo menu varia de acordo com a estação do ano.

Hockenheim, Alemanha

22 de julho – Circuito de Hockenheimring

Foto: WikiCommons

Curiosidades: Construído em 1932, só sediou uma disputa pela primeira vez em 1970. Antes disso, o Grande Prêmio da Alemanha era realizado em Nurburgring. Foi nesta pista que Rubens Barrichello conquistou, em 2000, sua primeira vitória.

Além da pista: Hockenheim esta a apenas 20 minutos de Heidelberg onde a maior atração é o castelo símbolo da cidade. Bem próximo fica Speyer e lá o Museu Técnico. Entre diversos objetos tecnológicos únicos no mundo estão o ônibus espacial Buran, o antigo submarino U9 da marinha alemã e o gigante cargueiro russo Antonov AN-22. O destino também fica no meio do caminho para Stuttgart. Para amantes dos carros vale uma visita aos museus da Mercedes e da Porsche. E fora da temporada o circuito oferece uma série de atividades para turistas, como pista de testes e o chamado Tourist Ride, onde o visitante pode entrar com o seu próprio carro na pista.

Pit stop gastronômico: Com uma ampla variedade de restaurantes, uma boa pedida para apreciar diferentes tipos de cerveja alemã, é a tradicional cervejaria Brauerei zum Stadtpark. Direto no circuito fica um hotel chamado Motodrom que tem um restaurante regional cuja atração principal é a vista, para o grid de largada!

Budapeste, Hungria

29 de julho – Circuito de Hungaroring

Foto: WikiCommons

Curiosidades: Com detalhes sinuosos semelhantes a Monte Carlo, ultrapassar é tarefa difícil. Por isso, largar na frente é essencial no circuito localizado no vilarejo de Mogyoród a cerca de 20 km de Budapeste. O GP de estreia foi marcado por uma das manobras mais bonitas da história da competição, a ultrapassagem que Nelson Piquet (Williams) fez em Ayrton Senna (Lotus).

Além da pista: A Praça dos Heróis em Budapeste é um bom lugar para começar um tour pela cidade. É cercada por dois grandes museus, o Palácio das Artes, e o Belas Artes. O primeiro é principalmente contemporâneo, enquanto o segundo traça um panorama da história da arte mundial. A coleção de mais de 100 mil peças conta com trabalhos de Monet e Renoir.

Pit stop gastronômico: O melhor da culinária internacional encontra-se nos restaurantes da capital da Hungria. Destaque à comida italiana, no Ristorante Krízia, e às refeições rápidas no Café Kör. O Gundel, tido como o mais famoso de Budapeste, é considerado por muitos o melhor do país. Não atoa é indicado pelo guia Michelan.

Bruxelas, Bélgica

26 de agosto – Circuito de Spa-Francorchamps

Foto: Carolina Maia

Curiosidades: Considerado um dos mais empolgantes da Fórmula 1, possui um traçado que valoriza a habilidade do piloto. A curva da Eau-Rouge é desafiadora e protagonizou uma porção de acidentes ao longo da história da competição. É um dos únicos circuitos no mundo que passa por duas cidades.

Além da pista: Já que muito provavelmente você irá desembarcar na capital belga, aproveite para apreciá-la com carinho, pois acredite, vale muito a pena. A região central de Bruxelas pode ser percorrida a pé a partir da Grand Place, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um atrativo por lá é a Casa do Rei, do século 15, onde fica o Museu de Bruxelas. E que tal conhecer em alguns minutos os principais pontos turísticos do Velho Mundo? Só ir ao parque Mini-Europe composto por réplicas de edificações famosas como a Torre Eiffel e o Big Ben.

Pit stop gastronômico: Os mexilhões são um dos mais tradicionais pratos de Bruxelas, e no Chez Léon, aberto em 1893, eles são servidos com batatas fritas. Já o La Maison du Cygne, localizado na Grand Place, em um prédio de arquitetura do século 17, além do menu contemporâneo a adega conta com dez mil rótulos de vinhos. E os famosos waffles e chocolates belgas não podem ficar de fora! Eles podem ser comprados e apreciados em diversas lojas.

Austin, Texas

21 de outubro – Circuito das Américas

Foto: Pixabay

Curiosidades: Lewis Hamilton foi o primeiro a vencer no circuito de Austin que fez sua estreia na Fórmula 1 em 2012. A primeira volta da história da pista foi completada pelo campeão mundial de 1978, Mario Andretti.

Além da pista: Uma mistura entre o moderno e o rústico, a capital do Texas tem personalidade própria. A maioria dos pontos turísticos da cidade está no centro. Por isso inicie um passeio através de um dos cartões-postais de Austin, o Capitólio do Estado, inaugurado em 1988, é sede do governo e do corpo legislativo estadual. O lago Lady Bird, nessa mesma região, é ideal para quem curte atividades ao ar livre.

Pit stop gastronômico: Ícone dos anos 1970, já tendo recebido grandes nomes da música, como Johnny Cash, o Strubb’s Bar-B-Q combina o churrasco tradicional do Texas a diferentes estilos musicais. Muito popular na região são os famosos food trucks. São pelo menos 100!

Foto do destaque: Pixabay

.

*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui no Travelpedia.
Sair da versão mobile