Ícone do site Travelpedia

Top 10 edifícios para conhecer em Nova York

Conhecer Nova York demanda tempo e disposição para descobrir seus segredos, recantos e encantos. A história da Big Apple pode ser vista e admirada durante caminhadas pelas ruas de Manhattan. São muitas as construções históricas e monumentais. Conheça, a seguir,

1 – Grand Central Station

Grand Central Station (Foto: Pixabay)

Marco arquitetônico e ponto de encontro de nova-iorquinos e visitantes. Seu grande salão principal tem mais de 1,1 mil m2 e teto com um imenso mural das constelações. Em meio ao frenético vai-e-vem, turistas disputam o espaço para tirar uma foto em frente ao grande relógio de quatro faces no centro da estação.

O piso inferior guarda preciosidades como o restaurante Oyster Bar, que serve ostras frescas, e a confeitaria Magnolia Bakery, instalada em um local ambientado com antigos vagões de trem. Há, ainda, um mercado interno com peixes, carnes, frutas e verduras.

2 – Biblioteca pública

Biblioteca Pública de Nova York (Foto: Pixabay)

Localizada na 5th Avenue (5ª Avenida), ocupa um edifício belo e grandioso. Fundada em 1895, é uma das principais bibliotecas do mundo e guarda mais de 55 milhões de livros publicados em 370 línguas e dialetos. Entre as preciosidades estão tesouros como a carta de Cristóvão Colombo anunciando a descoberta do Novo Mundo em 1493 e a partitura de Lover Man escrita à mão por John Coltrane.

3 – Saint Patrick’s Cathedral

Saint Patrick’s Cathedral (Foto: Pixabay)

Considerada uma das mais belas catedrais dos EUA, teve inspiração nas edificações alemãs de Colônia. Um dos seus destaques é uma relíquia de Santa Teresinha, que fica ao lado direito da nave. Construída entre 1858 e 1878, é o templo religioso mais famoso de Nova York.

4 – Chrysler Building

Chrysler Building (Foto: Pixabay)

Impossível não notar esse edifício de 77 andares no cenário nova-iorquino. A coroa de aço inoxidável no topo brilha soberana no céu de Manhattan. Exemplo de Art Déco, foi a primeira construção da cidade a ultrapassar os 305 metros de altura (tem 319 metros). Em 1940, as primeiras imagens coloridas de televisão foram transmitidas do local.

5 – Empire State Building

Empire State Building (Foto: Pixabay)

Visitar NYC e não conhecer o histórico edifício é uma falha imperdoável. O prédio no centro de Manhattan (na 5ª Avenida, entre as ruas 33 e 34) tem 443 metros de altura e observatórios nos andares 86 e 102 (top deck), que proporcionam algumas das melhores vistas panorâmicas da cidade. Em um dia claro e sem nuvens e utilizando os potentes binóculos instalados no terraço é possível vislumbrar, inclusive, os estados vizinhos de Nova Jersey, Pensilvânia, Connecticut e Massachusetts.

Inaugurado em 1931, ganha iluminação especial em datas comemorativas como Natal e o Dia de São Patrício. Prefira comprar o ingresso pela internet, assim você ganhará tempo e evita ficar um bom tempo na fila.

6 – One World Observatory

One World Trade Center (Foto: Michael Schüller/Pixabay)

Instalado no 102º andar do One World Trade Center – também conhecido como Freedom Tower – tem elevadores extremamente rápidos, chamados de Sky Pods. Eles são uma atração à parte e a subida do térreo até o topo leva apenas um minuto.

Tem três níveis de janelas que vão do chão ao teto, um café, um bar, passeios interativos guiados e muito mais fazem com que a experiência seja imperdível. Os ingressos custam a partir de US$ 42 para adultos e US$35 para crianças (5 a 12 anos).

7 – Rockefeller Center + Top of the Rock

Top of the Rock (Foto: Julienne Schaer/NYC Company/divulgação)

Durante o inverno é uma das principais atrações turísticas por causa da grande árvore de Natal e da concorrida pista de patinação no gelo em frente ao edifício. O local abriga também a casa de espetáculos Rádio City Music Hall e a sede da NBC. Uma estátua de Atlas na frente da Catedral de São Patrício convida para as fotos.

O Top of the Rock é o observatório do Rockefeller Center. São três mirantes em nível diferentes em uma área de mais de 5 mil metros quadrados. No 70º andar é possível curtir uma vista de 360° de NYC. Antes de chegar ao mirante os visitantes passam por uma exposição, no mezanino, com fotos e artefatos que contam a história do lugar. A bela vista do Central Park chama a atenção dos visitantes, bem como locais mais distantes como Nova Jersey, Brooklyn e Queens. Poucos andares abaixo, o Bar Sixty Five, do outro lado do renomado Rainbow Room, conta com opções saborosas para jantar com belas paisagens e um menu sazonal.

8 – Metropolitan Museum of Art – MET

Foto: Pixabay

Considerado um dos melhores museus do mundo e o maior da cidade, apresenta exposições com peças de vários povos e períodos da história mundial, de sarcófagos egípcios a pinturas europeias. Seu vasto acervo com mais de 2 milhões de obras de arte de todas as partes do planeta abrange 5 mil anos de história. Nas suas 400 galerias estão expostas preciosidades do Antigo Egito, armaduras e utensílios da Europa medieval, até fotografias e arte contemporânea.

Fundado em 1870, ocupa um prédio com arquitetura em estilo neoclássico. O MET fica no Central Park – acesso pela 5ª Avenida – e abre de segunda a quinta, e aos domingos, das 9h30 às 17h30; e às sextas e sábados, das 9h30 às 21h. O ingresso não tem preço fixo e os visitantes pagam o quanto quiser para entrar.

9 – Guggenheim

Foto: Pixabay

Localizado em um prédio de arquitetura futurística construído em 1959, o Guggenheim é dedicado a exibições – permanentes e temporárias – de arte contemporânea. O próprio edifício é uma obra de arte moderna. Além das paredes curvas, sua parte interna exibe uma rampa em espiral que culmina em uma grande abóbada de vidro. Serviu de cenário para o filme “MIB – Homens de Preto”. Fica em Upper East Side, na 5ª Avenida, bem em frente ao Central Park. Aos sábados, você decide o quanto quer pagar pelo ingresso.

10 – Edge – Hudson Yards

Foto: Pixabay

É o mais alto deck de observação do Ocidente com uma altura de 344 metros, proporciona panoramas incríveis, que se estendem a uma distância de até 128 quilômetros, revelando o lado oeste dos Estados de Nova Jersey e Nova York. O Edge foi inaugurado no dia 11 de março de 2020, no 100º andar do edifício The Shops at Hudson Yards, na região oeste de Manhattan. Assim sendo, os visitantes podem usufruir de vistas panorâmicas do Rio Hudson e da paisagem urbana de Nova York. Além de caminhar por um piso de vidro. Os espaços internos nos 100º e 101º andares contam com bares, restaurantes e área para eventos. Para aproveitar a visita à região, suba as escadas de bronze em espiral do Vessel, um marco na praça de Hudson Yards.

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile