Ícone do site Travelpedia

Top 7 cafés históricos imperdíveis em Praga

Nos antigos cafés de Praga, se reuniam personalidades famosas como jornalistas, escritores, atores de teatro, arquitetos, artistas e empresários. Neles se encontravam para conversar, ler jornais e revistas nacionais, europeias e estrangeiras. Os cafés tchecos também testemunharam a evolução da história cultural europeia. Muitos cafés históricos operam até hoje. Convidamos você a desfrutar de lugares encantadores onde se reúnem a história, a cultura tcheca e arquitetura única, confira!

1. Slavia

O famoso café Slavia de Praga, situado em frente ao Teatro Nacional, é o símbolo da arte dos café. Inaugurado em 1884 e decorado em estilo Art Déco, era ponto de encontro de intelectuais, poetas, atores e vários artistas. O ex-presidente Václav Havel também costumava visitar o local. De suas grandes janelas você pode desfrutar das vistas do Teatro Nacional, do Rio Moldava, do Castelo de Praga ou da Ponte Carlos. Nele você também encontrará um restaurante e uma taberna. Funciona o ano todo a partir das 8 horas e, todas as tardes, uma pianista profissional toca ali.

2. Savoy

Do Slavia, passando pela ponte Legií, cruzando o rio Moldava, chega-se à rua Vítězná onde fica outro famoso café de Praga. O Savoy oferece o genuíno ambiente de primeira república, seu teto neorrenascentista data o fim do século 19 e é uma relíquia histórica com destaque na singularidade de seu interior. Tornou-se muito popular graças aos abundantes cafés da manhã e pratos do menu gourmet. Nele você pode provar caracóis tchecos e leite de bezerro. O único problema é o grande número de visitantes; no entanto, é possível reservar antecipadamente uma mesa, online.

 
3. Louvre

Este café tem o nome do famoso museu parisiense e foi inaugurado em 1902. O Café Louvre está localizado em Národní třída, muito perto do Teatro Nacional. Ali escritores, artistas famosos, personalidades como Franz Kafka e Albert Einstein se encontravam. O espírito de independência vive nele até hoje. Há também um espaço para jogar bilhar. O café funciona durante todo o dia e oferece pratos quentes.

4. Obecní dům (Casa Municipal)

Ao visitar a Casa Municipal em Praga, você experimentará a atmosfera inesquecível da secessão, a época de ouro. A elegância dos últimos anos da monarquia dos Habsburgos e os primeiros anos da nova república está onipresente neste café que tem uma galeria, grandes janelas e uma fonte iluminada com estátua de mármore de uma ninfa. Situado no piso térreo da área sul, seu interior faz um belo contraste com o restaurante Art Nouveau francês localizado no lado direito. Inaugurado em 1911, é considerado um dos mais belos restaurantes secessionistas do mundo.

5. Imperial

Uma excelente cozinha dirigida pelo chef Zdeněk Pohlreich, com espaços únicos decorados com cerâmica: assim é o Café Imperial. Localizado na rua Na Poříčí, é uma joia arquitetônica que atrai desde 1914 com a sua atmosfera no estilo Grand Café. O menu oferece os melhores pratos da cozinha tcheca tradicional, em estilo moderno. Café e bolos sempre serão um elemento importante em um café deste tipo.

6. Grand Cafe Orient

Em todo o mundo você encontrará cafés projetados nos estilos de secessão, Art Decó ou Art Nouveau, mas um café no estilo do cubismo é único no mundo. Desde 1912 está na elegante casa de U Černé Matky Boží, na Rua Celetná, Cidade Velha de Praga. Na casa, além do café, você pode ver a exposição permanente do Museu de Artes e Indústrias em Praga, onde o cubismo tcheco é apresentado como um estilo que entrelaça a ideia de arte livre e arte aplicada em arquitetura. O interior do Grand Café Orient, no primeiro andar, também reflete o cubismo.

7. Confeitaria Myšák

Confeitaria muito popular, cuja história começou no início do século passado. Está no centro de Praga, na Rua Vodičkova, perto da Praça Venceslau. O famoso chef František Myšák encomendou a reconstrução da antiga casa renascentista ao arquiteto Josef Čapek. Muitas personalidades da vida política, cultural e esportiva pediam os bolos Myšák. Atualmente, a confeitaria é operada pela famosa cadeia da sociedade Ambiente que, dessa forma, pretende continuar com a tradição original da primeira república. Ali você pode provar sobremesas, bolos tchecos clássicos, bem como taças de sorvete, em combinação com um delicioso menu de café da manhã e vários tipos de café.

Foto do destaque:  Café Savoy/ prague.com 
Sair da versão mobile