Maior cidade do Canadá e principal centro industrial e financeiro do país, Toronto é sede da terceira maior Bolsa de Valores do continente e de cinco dos principais bancos canadenses, além de uma centena de companhias farmacêuticas e de biotecnologia. A economia da cidade movimenta anualmente cerca de US$ 70 bilhões.
E é fácil entender os motivos de tamanha atração. Ela é bonita, segura, incrivelmente limpa, tem inúmeros atrativos e ainda conta com a cordialidade dos seus habitantes. Na foto abaixo, uma das principais avenidas da cidade com impecáveis floreiras na calçada. Por essas e outras dá para afirmar sem medo de errar que Toronto está muito próximo da perfeição.
Às margens do maravilhoso Lago Ontário, tem as quatro estações do ano bem definidas. Como sabemos, o inverno é sempre muito rigoroso, mas em compensação o verão é bem quente. E é justamente na estação mais quente do ano que as praias – maiores atrações da cidade – ficam lotadas. Localizadas no lago nas Ilhas de Toronto, a quinze minutos de balsa do centro, as praias urbanas ficam muito animadas, principalmente no calçadão e nas pistas de bicicleta.
As onze linhas de bonde (foto acima) também fazem conexão com diversas estações de metrô. São duas linhas principais de metrô: a Yonge–University–Spadina (norte-sul) e a Bloor–Danforth (leste-oeste), além de outras duas linhas secundárias – a Sheppard e a Scarborough RT.
O aeroporto internacional Toronto Pearson – distante cerca de 40 minutos do centro – é servido pelo serviço de ônibus Toronto Airport Express, que para em alguns dos principais hotéis da cidade e na Estação Central. Ele parte a cada 30 minutos ao longo do dia e a cada 20 minutos nos horários de pico. É o transporte mais barato e conveniente para quem viaja sozinho.
Outro atrativo muito concorrido no verão é o Zoológico de Toronto, localizado no belíssimo Rouge Valley. O zoo abriga mais de 5 mil animais de todo o mundo em uma área de 2,8 milhões de metros quadrados. Os bichos mais procurados são os raros pandas gigantes, ursos polares e gorilas.
Outro passeio imperdível nessa época do ano é visitar as famosas Cataratas de Niágara, distantes apenas pouco menos de duas horas de carro, na pequena cidade de Niágara Falls, na província de Ontário e na divisa com os Estados Unidos. As cataratas possuem três quedas: Horseshoe (ferradura de cavalo), a mais conhecida e dividida entre o Canadá e os EUA; Americanas, que fica do lado norte-americano; e a Bridal Veil (Véu de Noiva).
No lado canadense, o Queen Victoria Park (Parque Rainha Victoria) tem jardins e plataformas que levam a um posto de observação espetacular vista das cataratas. Há, também, caminhos subterrâneos e locais onde o visitante tem a ilusão de estar dentro das águas caindo nas cataratas. A Skylon Tower tem a vista mais alta.
Cidade tem grande número de estudantes brasileiros
As principais universidades e escolas de inglês do Canadá estão em Toronto. É a cidade do exterior que mais recebe estudantes brasileiros em viagens de intercâmbio em busca da fluência no idioma inglês. Sem dúvida, o destino oferece excelente relação custo-benefício, pois também dispõe de muitas opções de lazer e entretenimento. E as possibilidades são muitas entre passeios, festivais culturais – mais de mil anualmente -, shows, exposições, festas badaladas e bares e restaurantes de todas as cozinhas.
Entre as principais atrações de interesse turístico estão as seguintes:
CN Tower
São quatro níveis para observação. Se possível escolha um dia de céu claro e aberto. Se tiver sorte poderá avistar até as Cataratas do Niágara, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, a 160 km de distância. À noite, a CN Tower ganha luzes graças a um sistema computadorizado que produz milhares de cores e efeitos luminosos.
Pessoas com bom preparo físico podem optar por subir até o alto da torre pela escada com 1.776 degraus. Ela é considerada a escadaria mais longa do mundo e leva-se cerca de 40 minutos para chegar ao topo. Eu subi de elevador, é bem mais rápido!
Casa Loma – Segundo ponto de atração turística de Toronto, esse castelo foi residência de um próspero homem de negócios, Sir. Henry Pellat. Tem 98 cômodos e suítes decoradas com obras de arte de diversas partes do mundo. O mobiliário e os objetos de decoração são originais, transportando o visitante para um cenário real do início do século 20. Chama a atenção a cúpula de vitrais do jardim de inverno e o luxuoso banheiro usado por Sir. Henr. Um dos cômodos, inclusive, dá acesso a uma passagem secreta. Na década de 1930, a propriedade foi colocada a leilão e acabou sendo comprada pela prefeitura.
Cidade subterrânea e atrações históricas
Como já disse no início, Toronto tem muitos atrativos. É preciso fôlego para conhecer as atrações de Toronto. Entre elas a rua mais comprida do mundo, a Yonge Street, com quase 2 mil quilômetros. Apesar de longa ela é comercial em sua maior parte, além de abrigar muitas atrações turísticas, tais como o Eaton Centre, o Dundas Square, a sede do Toronto Star e o Hall da Fama do Hóquei, que tem um simulador onde você pode desafiar os grandes jogadores em um rinque computadorizado, além de uma réplica do vestiário da Liga Nacional de Hóquei e muitos troféus.
A infraestrutura de Toronto tem algumas coisas impensáveis para nós brasileiros. É o caso do PATH – cidade subterrânea -, maior complexo comercial do mundo com cerca de 30 quilômetros de galerias. O lugar tem tudo o que você precisa para tocar a vida mesmo durante o rigoroso inverno canadense, quando a temperatura na cidade pode chegar a até 20 graus negativos. Suas ruas aquecidas, que mais parecem corredores de shopping, abrigam mais de mil estabelecimentos, com lojas, escritórios, hotéis, bares, restaurantes, praças de alimentação, cinemas, academia, estacionamento, supermercados, entre outros serviços.
Muito útil também no inverno é a Skywalk, passagem elevada para pedestre que interliga a Union Station (metrô) a três grandes atrações turísticas da cidade: a CN Tower, o Rogers Centre e o Metro Convention Centre. Seus corredores de vidros e pontes mais parecem um cenário de filmes de ficção científica.
Se tiver coragem de encarar o congelante inverno, a pedida é patinar no gelo no Nathan Phillips Square, onde é a sede da prefeitura. Lá você pode alugar os patins ou ficar se aquecendo em um dos vários bares.
Durante sua visita a Toronto não deixe de visitar três locais de grande importância histórica para a cidade:
Distillery District – Bairro histórico e ótimo lugar para passar o tempo, seja nas suas galerias de arte, cafeterias, restaurantes ou bares. Em 1832, a área abrigava a destilaria Gooderham and Worts, como ainda é possível ver em várias placas dentro do complexo. A empresa, que foi a maior destilaria do mundo, foi muito importante para o crescimento econômico de Toronto e do Canadá. Deixou de funcionar após 153 anos produzindo bebidas alcoólicas como rum e uísque. Há pouco mais de 10 anos, um grupo de investidores transformou o lugar abandonado e restaurou os prédios industriais de estilo vitoriano em algo diferente e único. Fechado para a circulação de carros, caminhar pelo local é uma experiência única.
Old City Hall (Antiga Prefeitura) – Considerado um monumento histórico nacional, a imponente construção já serviu de sede da Prefeitura de Toronto até a década de 1960. Atualmente, abriga as cortes de justiça.
St. Lawrence Market
Foi no St. Lawrence que eu encontrei o saboroso Maple Syrup, xarope proveniente da árvore mais famosa do Canadá – aquela da bandeira do país -, utilizado nas panquecas, nos waffles e em pratos salgados.
Gastronomia – Se estiver com fome escolha sem medo de errar entre o famoso sanduíche Peameal Bacon, na padaria Carousel; o churrasco português, na Churrasco’s; ou o fast food de frutos do mar, no Buster’s Sea Company. O St. Lawrence Market inclui também uma galeria de arte e lojas de souveniers. Fecha às segundas-feiras. Programa imperdível!
Serviço
Idioma – Inglês
Moeda – Dólar Canadense (CAD)
Visto – É necessário.
Fuso Horário – O Canadá tem seis fusos horários, mas Toronto tem duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.
Clima – As estações são bem definidas. O verão – junho a setembro – é quente e seco e é a melhor época para viajar. A temperatura média fica em torno de 26 graus. O inverno é muito frio e úmido com temperaturas de até 20 graus negativos. Agosto é o mês menos chuvoso, enquanto que em janeiro chove muito, inclusive com neve e granizo.
Como chegar – A Air Canada oferece voos entre São Paulo e Toronto. A viagem tem duração de 10 horas aproximadamente. Outras empresas aéreas oferecem voos com escala nos EUA e na América Central.
Compras – O shopping Toronto Eaton Centre com mais de 230 lojas é um dos principais da cidade. Há, também, o Square One, Dixie Outlet Mall, Gerrard Square, Dufferin Mall, Vaughan Mills , Sherway Gardens, Fairview Mall, Scarborough Town Centre, The Promenade e Yorkdale Shopping Centre.
Dicas – Economize até 46% com as cinco melhores atrações da cidade e evite as filas com o Toronto CityPass. O talão inclui ingressos para a CN Tower, Museu Real de Ontario, Casa Loma, Zoológico de Toronto & Centro de Ciências de Ontario. Preços: CAD 61,50 (adulto) e CAD 39,60 (crianças até 12 anos).
Informações: seetorontonow.com.br | toronto.ca | ontariotravel.net
Fotos: Roberto Maia e Pixabay