Os hotéis Sesc Copacabana (Rio de Janeiro), Alpina (Teresópolis) e Nova Friburgo receberam o Selo Pet Friendly e, em breve, começam a receber hóspedes acompanhados de seus cães de estimação. A chancela concedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro representa que os estabelecimentos cumprem todas as exigências necessárias para o bem-estar animal e a sua relação harmoniosa com os humanos.
A medida de tornar os hotéis pet friendly foi tomada com o objetivo de alavancar os setores hoteleiro e de pet indo ao encontro das iniciativas do Governo do Estado para a retomada da economia fluminense.
Pesquisas sobre a população de animais de estimação do país e o comportamento de seus donos em viagens mostram o tamanho do potencial de mercado. Segundo o IBGE, o Brasil tem a segunda população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cães. E uma pesquisa feita pela plataforma TripAdvisor com 1,1 mil viajantes mostrou que 53% deles viajam com seus animais de estimação, sendo que 52% só ficam em um hotel se ele for pet friendly.
Para a obtenção do selo, o Sesc RJ promoveu treinamentos para os seus colaboradores, criou uma política de hospedagem pet friendly e também fez adaptações em suas instalações, com a implantação de piso frio, que permite melhor higienização e conforto do pet. Antes de realizar as reservas, o Sesc RJ recomenda aos hóspedes que conheçam a política de hospedagem, disponível no site ou entre em contato com o Fale com a Gente: tel. (21) 4020-2101.
Em princípio, serão aceitos apenas cães de pequeno porte (até 10 quilos), mas a ideia é estender a permissão também para os gatos quando as mudanças estiverem consolidadas. Entre os produtos e serviços oferecidos aos pets e seus donos estão tapete higiênico e saquinho coletor, limpeza e higienização diária da acomodação e lixeiras específicas para dejetos dispostas no apartamento e nas áreas externas.
O Selo Pet Friendly é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fecomércio-RJ, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Sindicato dos Hotéis do Rio (Hotéis Rio).
Sesc Alpina – Teresópolis
O Hotel Sesc Alpina fica a 90 quilômetros do Rio de Janeiro e possui uma localização privilegiada, com vista para os pinheiros do Golf Club. Situada próxima à Serra dos Órgãos, a unidade fica a cerca de 15 minutos do centro de Teresópolis.
Entre as comodidades que os hóspedes encontram estão um restaurante com pensão completa, lounge bar, piscina térmica com cachoeira, sauna a vapor, salão de jogos, sala de TV, churrasqueira, miniparque externo, sala de recreação infantil, garagem coberta, quadra de tênis, sala de ginástica, campo de futebol (gramado) e Centro de Convenções de 800 m².
Sesc Copacabana – Rio de Janeiro
Localizado a uma quadra de uma das praias mais conhecidas do mundo, o Hotel Sesc Copacabana completou 25 anos em 2020. Sua fachada, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, chama a atenção pelas “ondas amarelas”, projetadas sob inspiração do mar que está a poucos metros dali.
Além de todo o conforto dos seus 120 apartamentos, o hotel conta com um grande diferencial: abriga um dos espaços culturais mais tradicionais do Rio de Janeiro, que recebe projetos de vanguarda artística nas áreas do teatro, dança e música, além de exposições, oficinas e exibições de filmes.
Sesc Nova Friburgo
O hotel conta com uma área de 16 mil m², com piscina aquecida para crianças e adultos, estacionamento próprio, um lago e um chafariz, tudo em meio a uma área verde que lhe confere um clima de interior, mesmo estando estrategicamente localizado, no Centro da cidade, a menos de 2 quilômetros da região de comércio e gastronomia e do acesso ao circuito Terê-Fri, importante rota turística do estado que percorre a rodovia RJ-130.
Dentro do complexo do hotel, os hospedes ainda têm acesso à toda a oferta de serviços da unidade Sesc Nova Friburgo, o que inclui teatro, sala de leitura, sauna, quadras esportivas, entre outros. Recentemente, o hotel passou por obras de ampliação, que resultou no aumento de 20 para 52 apartamentos.