Ícone do site Travelpedia

Tudo pronto para a inauguração da ampliação do Canal do Panamá

PANAMÁ – O famoso canal que liga os oceanos Pacífico e Atlântico e por onde passa cerca de 35% do comércio entre Ásia e as Américas ficou ainda maior. Neste domingo, dia 26, a gigantesca expansão realizada no Canal do Panamá será inaugurada com muita festa e presença de muitas autoridades e milhares de convidados.

Travelpedia está no Panamá e conferiu os últimos testes antes da abertura oficial. O navio Baroque realizou a passagem para que a empresa Canal de Panamá – que administra o local – pudesse verificar se tudo está funcionando. Mas será o navio porta-contêineres Cosco Shipping o primeiro a atravessar o novo Canal do Panamá vindo do Atlântico e seguindo para o Pacífico. Ele saiu do porto de Pireu, na Grécia, em uma viagem de 14 dias.

Localizada na província de Colon, a obra de ampliação levou nove anos para ser concluída e custou US$ 5,4 bilhões. Agora, uma nova via receberá navios maiores e mais largos, capazes de transportar 14 mil contêineres. Mais de 150 navios já fizeram reserva para realizar a travessia nos próximos três meses. Em 2015, mais de 340 milhões de toneladas de produtos passaram pelo canal no ano passado, cerca de 6% do comércio global.

Há 102 anos, o navio a vapor Ancon fez história ao se tornar o primeiro a transpor a nova rota marítima, que reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os dois oceanos. Com ele os navios passaram a evitar a longa e perigosa rota através do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães.

*O jornalista viajou a convite da Copa Airlines e contou com o apoio do Sortis Hotel, Spa & Casino – Autograph Collection e a proteção do seguro-viagem GTA – Global Travel Assistance

Fotos: Roberto Maia

Sair da versão mobile