O TURISMO ALEMÃO foi lançado oficialmente no dia 26 de outubro, na Câmara Brasil – Alemanha de São Paulo. E chega com a proposta de funcionar como um centro de informações turísticas sobre o destino. Além disso, irá suprir a lacuna deixada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), que encerrou suas atividades no Brasil após a pandemia. A iniciativa é de Carlos Henrique Dezen e Thomas Timm, profissionais com vasta experiência e especialistas no país germânico.
O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos do turismo. Incluindo as duas últimas executivas do DZT no Brasil, Adriana Martins e Margaret Grantham.
Segundo Carlos Dezen, o bom trabalho que a Alemanha fez nos últimos 35 anos no Brasil não pode ser perdido. “Durante esse período o país contou com representação e ampliou a conexão com o Brasil, e assim fez crescer o interesse dos brasileiros pelo destino europeu”, explica.
Desmistificar a Alemanha
A proposta do TURISMO ALEMÃO é promover a Alemanha em todos os segmentos: lazer, negócios, religioso, cultural, LGBT, gastronômico e outros. Também realizará capacitações para agentes de viagens juntamente com alguns parceiros, que serão presenciais e através de treinamentos online e podcasts.
“Queremos desmistificar a Alemanha, já que o brasileiro gosta do país, que tem destinos consolidados como Berlim e Munique. Queremos que as pessoas possam vivenciar o país, que por si só tem muito a oferecer, como por exemplo a badalada Oktoberfest e as rotas românticas. Há uma série de atrativos em uma variedade de destinos que tendem a agradar todos os perfis de viajantes. Também é possível aproveitar sua localização privilegiada e combinar com outros países da Europa, onde viagens de trem são excelentes opções”, ressalta Thomas Timm.
Feiras e congressos também estão no radar do TURISMO ALEMÃO. Afinal, a Alemanha há anos explora com sucesso o segmento MICE. Bem como é sede de grandes eventos do Turismo, como é o caso da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo, a IMEX em Frankfurt e a Germany Travel Mart – GTM que é realizada pelo Conselho Nacional de Turismo da Alemanha.
Promoção da Alemanha no Brasil
Durante o evento os cerca de 40 convidados preencheram um questionário com perguntas relacionadas à promoção do turismo da Alemanha no Brasil. O TURISMO ALEMÃO quer saber dos profissionais do turismo qual a percepção atual da promoção da Alemanha no Brasil, bem como quais as ferramentas mais eficazes para promover o turismo alemão no país e as principais barreiras que precisam ser superadas.
“Queremos escutar o setor turístico para saber quais as principais dúvidas e considerações. Assim poderemos dar andamento a um processo de reaproximação e promoção da Alemanha no Brasil. É o início de um processo para reaproximar o trade turístico com o destino. Sabemos que existe uma importante demanda e buscamos ofertar diversos tipos de informações”, disse Timm.