Lançamento da Editora Senac São Paulo, o livro Turismo Criativo: teoria e prática enaltece a capacidade do turismo em fortalecer comunidades com ações sustentáveis e inovadoras.
O comportamento do viajante vem mudando ao longo dos anos. No passado eram as viagens-maratona, que tinham como objetivo apenas contar o destino como visitado. Atualmente, o viajante busca conexões mais profundas com o local e consigo mesmo. Aliás, um comportamento intensificado após a pandemia.
Assim essa necessidade encontra eco no Turismo Criativo. Ele é definido por Crispin Raymond e Greg Richards, como o tipo de turismo que oferece a oportunidade de o viajante desenvolver seu potencial criativo ao participar ativamente das experiências de aprendizagem sobre práticas peculiares do destino visitado.
Plataforma de transformação territorial
No Brasil, essa prática tem sido uma importante plataforma de transformação territorial. Ou seja, contribui para o progresso integrado da atividade turística como forma de inclusão. Além disso, fortalece paisagens, lugares ou comunidades periféricas, que não são, necessariamente, um destino turístico. Porém, possuem grande riqueza cultural, social e ambiental.
Novas reflexões
Pelas páginas do livro, a autora explica a importância do turismo criativo e sua capacidade de fortalecer a comunidade. Ou seja, gerando não apenas sustentabilidade, mas também renovação nos territórios e nas relações.
“O turismo criativo aproveita as potencialidades, os recursos e o conhecimento das pessoas como matéria prima para desenvolver a atividade turística. É feito em pequenos grupos, de forma lenta, passam mais tempo no local, deixando mais recursos e diminuindo o ritmo das viagens”, complementa Larissa.
Com este lançamento voltado a profissionais do turismo e interessados em geral, o Senac São Paulo espera colaborar para o avanço desta área em desenvolvimento e para suscitar discussões e novas reflexões a respeito da temática.
Serviço
Turismo Criativo: teoria e prática
Autora: Larissa Almeida
Páginas: 160
Preço: R$ 42
Onde comprar: Editora Senac São Paulo
Foto: divulgação
Veja também: Livro sobre a aurora boreal