Ícone do site Travelpedia

Turismo Criativo: livro aborda o potencial regenerativo

Lançamento da Editora Senac São Paulo, o livro Turismo Criativo: teoria e prática enaltece a capacidade do turismo em fortalecer comunidades com ações sustentáveis e inovadoras.

O comportamento do viajante vem mudando ao longo dos anos. No passado eram as viagens-maratona, que tinham como objetivo apenas contar o destino como visitado. Atualmente, o viajante busca conexões mais profundas com o local e consigo mesmo. Aliás, um comportamento intensificado após a pandemia.

Assim essa necessidade encontra eco no Turismo Criativo. Ele é definido por Crispin Raymond e Greg Richards, como o tipo de turismo que oferece a oportunidade de o viajante desenvolver seu potencial criativo ao participar ativamente das experiências de aprendizagem sobre práticas peculiares do destino visitado.

Plataforma de transformação territorial

Com a retomada total do turismo, é importante que o mercado esteja atento a essa nova demanda. Assim, para ajudar a mergulhar nesse universo, a autora Larissa Almeida lança o livro que aborda conceitos e conteúdos teóricos. Além disso, traz exemplos práticos de casos de desenvolvimento de turismo criativo.

No Brasil, essa prática tem sido uma importante plataforma de transformação territorial. Ou seja, contribui para o progresso integrado da atividade turística como forma de inclusão. Além disso, fortalece paisagens, lugares ou comunidades periféricas, que não são, necessariamente, um destino turístico. Porém, possuem grande riqueza cultural, social e ambiental.

Novas reflexões

Pelas páginas do livro, a autora explica a importância do turismo criativo e sua capacidade de fortalecer a comunidade. Ou seja, gerando não apenas sustentabilidade, mas também renovação nos territórios e nas relações.

“O turismo criativo aproveita as potencialidades, os recursos e o conhecimento das pessoas como matéria prima para desenvolver a atividade turística. É feito em pequenos grupos, de forma lenta, passam mais tempo no local, deixando mais recursos e diminuindo o ritmo das viagens”, complementa Larissa.

Com este lançamento voltado a profissionais do turismo e interessados em geral, o Senac São Paulo espera colaborar para o avanço desta área em desenvolvimento e para suscitar discussões e novas reflexões a respeito da temática.

Serviço
Turismo Criativo: teoria e prática

Autora: Larissa Almeida
Páginas: 160
Preço: R$ 42
Onde comprar: Editora Senac São Paulo

Foto: divulgação

Veja também: Livro sobre a aurora boreal

Sair da versão mobile