Ícone do site Travelpedia

Seychelles, um destino belo e sustentável

Não tem muito tempo falamos um pouco sobre este paradisíaco destino chamado Seychelles. Para quem não se recorda é só clicar aqui. O arquipélago, no meio do Oceano Índico formado por 115 ilhas, tem cerca de metade de sua área terrestre sob proteção natural, e não à toa preza pelo turismo sustentável e acredita que um ambiente natural atraente estimula as pessoas a se conscientizarem sobre a preservação da natureza.

Há uma enorme biodiversidade de fauna e flora em Seychelles, inclusive com muitas espécies endêmicas, e o destino se orgulha de suas práticas de conservação e preservação, que resultaram em um alto grau de proteção ao meio ambiente.

O destino possui dois Patrimônios Mundias da Unesco. Um deles é o Parque Nacional Vallée de Mai, na ilha Praslin, reconhecido por sua natureza abundante e extremamente preservada, além de ser o lar original do famoso coco de mer (coco-do-mar), a maior semente do mundo. Além do formato exótico, o coco de mer, impressiona os turistas pelo seu tamanho, bem como o processo de crescimento longo e desafiador e pela grande quantidade existente na reserva, cerca de 6 mil palmeiras, que são imensas e podem chegar a 40 metros de altura, além de possuírem folhas enormes. Ele tem esse nome porque os navegadores muitas vezes avistavam o coco boiando no mar e acreditavam que eles cresciam embaixo d’água.

O parque é o lar de seis tipos de palmeiras endêmicas e do raro papagaio preto, além de muitas outras espécies de fauna e flora. Os visitantes pagam uma taxa na entrada e podem explorar a reserva por meio de várias trilhas. Existe uma lenda no país que diz que o Vallée de Mai é o local original do Jardim do Éden, o que atrai muitos viajantes curiosos.

O outro Patrimônio da Unesco é o Atol de Aldabra, um dos mais afastados do arquipélago e onde vivem mais de 150 mil tartarugas gigantes! Por lá também se encontra mais de 400 espécies e subespécies endêmicas. Aldabra é um dos maiores atóis de coral do mundo e, por ser um local tão inacessível, mantém sua natureza e biodiversidade praticamente livre de qualquer intervenção humana. Por causa de seu ecossistema único e intacto, é um laboratório natural fantástico para pesquisas científicas e novas descobertas. Por ser extremamente protegido é necessária uma autorização para entrada e atividades turísticas são limitadas.

Sem contestação ou dúvida, o maior tesouro de Seychelles é sua natureza. E para preservá-la e manter o estado original, nada mais justo que pregar a filosofia do “deixe apenas pegadas e leve somente recordações!”.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile