Ícone do site Travelpedia

UDAIPUR – A Cidade dos Lagos é a mais romântica da Índia

A partir do Aeroporto Indira Gandhi, em Nova Délhi, o voo da Air India durou apenas uma hora até Udaipur, no Sul do Rajastão. Conhecida como a “Cidade dos Lagos” é tida como a mais romântica da Índia. Entretanto ela é bem diferente das demais e desenvolveu-se ao redor de dois grandes lagos – Pichola e Fateh Sagar. Embora artificiais eles são considerados sagrados pelos indianos.

Sendo que o principal é o Pichola. Vale à pena fazer um passeio de barco para conhecer o Palácio Jagmandir (foto ao lado),  que fica bem no meio das suas águas.

Em uma outra ilha está o hotel Faj Lake Palace que foi utilizado para gravações de cenas do filme “007 contra Octopussy”, de 1983.

Aliás, como sempre, o espião mais famoso do cinema, James Bond, interpretado por Roger Moore à época, fez peripécias pelas ruas e nos belos palácios de Udaipur.

Palácio da Cidade

© Shutterstock

Apesar de caótica como tantas outras no país, com macacos e vacas perambulando pelas ruas, Udaipur tem um charme peculiar e pontos turísticos interessantes.

Sendo, o principal deles o Palácio da Cidade (Fath Prakash Palace), também conhecido como Palácio dos Marajás.

Construído no século 16, às margens do Pichola, parte dele está ocupado por um museu. Além disso, uma outra ala é dedicada à residência da família real da Índia. Trata-se de um complexo composto por 11 diferentes construções que têm fachadas adornadas com arcos, terraços e cúpulas. Sem dúvida as maiores têm impressionantes 30 metros de altura. O museu tem acervo com obras de arte e exposições de espadas e armaduras.

O roteiro de atrações na cidade tem, ainda, o Manak Mahal (Palácio dos Rubis) de cor salmão e com uma coleção de imagens de porcelana; o Moti Mahal (Palácio das Pérolas); o Sheesh Mahal (Palácio dos Espelhos) e o Rang Bhawan com seus delicados mosaicos de pavão e templos para o famoso deus Krishna.

Templo Jagdish

Udaipur tem também um jardim ornamental feito especialmente para as senhoras do palácio no século 18: o Sahelion ki Bari (foto ao lado – ©Udaipur Tourism). Já o Templo Jagdish, construído em 1651, foi edificado todo em mármore e sem cimento.

Repleto de ouro, é considerado por muitos como sendo o mais exuberante do destino. Externamente todas as suas paredes são formadas por impressionantes esculturas. Mas, infelizmente, nesse templo hindu não são permitidas fotos em seu interior.

Finalmente, reserve um tempo para as compras. No centro da cidade há muitas lojinhas que comercializam pashminas e diversos tipos de souvenires. Em seguida, aproveite para um passeio de tuc-tuc para conhecer a região.

Templo dos Pilares

Por fim, saindo de Udaipur a caminho de Jodhpur, não deixe de fazer uma parada em Ranakpur. Pequena cidade famosa por seus templos jainistas, uma das religiões mais antigas da Índia. Certamente você não irá se arrepender!

O complexo de templos construídos nos séculos 14 e 15 é deslumbrante. Aliás, inegavelmente, o principal deles é o Chaturmukha Jain (Templo dos Pilares). Edificado inteiramente com mármore branco, possui 1.444 pilares, bem como 29 halls e 80 cúpulas.

Mediante gorjetas, claro, os monges jainistas se oferecem para dar bênçãos nos visitantes. Vale a experiência. Sapatos, cintos e outros itens de couro não são permitidos dentro do templo.

Fica a dica! O próximo destino nessa aventura de TRAVELPEDIA na Índia será Jodhpur, que é conhecida como a “Cidade Azul” e está bem no meio do Rajastão.

Viagem realizada a convite da Raidho Viagens com o apoio da Ethiopian Airlines e com a proteção do seguro viagem Global Travel Assistance – GTA

.

SERVIÇO

MOEDA

Rúpia (INR)

IDIOMA

O híndi é a língua nacional, bem como outros 25 idiomas oficiais e 844 dialetos falados em cada região. Contudo, o inglês é amplamente utilizado em todo o país.

FUSO HORÁRIO

Mais 8h30 em relação ao horário de Brasília

VISTO

É necessário. Mas, a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) pode ser solicitada através do site. Podem solicitar o Visto Eletrônico (e-Visa) pessoas em viagem de turismo (e-Tourist Visa), Negócios (e-Business Visa) e tratamento médico (e-Medical Visa). O passaporte deve ter necessariamente validade mínima de 6 meses.

SAÚDE

É exigido o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

CLIMA

São três as estações dominantes – inverno (dezembro a fevereiro), verão (março a maio) com temperaturas em torno dos 40 graus e as monções (junho a setembro) quando ocorrem ventos, trovoadas e chuvas intensas. Assim sendo, a melhor época para visitar a Índia é de outubro a março.

CONSULADO DA ÍNDIA EM SÃO PAULO (SP)

Av. Paulista, 925, 7º andar – Informações: tel. (11) 3171-0340 e pelo site .

CONSULADOS DO BRASIL NA ÍNDIA

Nova Délhi  8 Aurangzeb Road – Tel. +91 11 2301 7301. Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 13h e das 15h às 19h. Informações aqui .

Mumbai – Unit 12B, 12º andar, Edifício Bakhtawar RN Goenka Marg, Nariman Point. Informações aqui .

COMO CHEGAR

Não há voos direto entre o Brasil e a Índia. Assim, a conexão deve ser realizada em aeroportos da Europa, Emirados Árabes, África e outros destinos asiáticos como Tailândia, Indonésia, Japão, China e Malásia. TRAVELPEDIA utilizou a Ethiopian Airlines, que voa cinco vezes por semana a partir de São Paulo para Adis Abeba, capital da Etiópia. Todos os voos são a bordo do Boeing 787-8 Dreamliner.

TRANSPORTES

Aéreo – Por conta da grande extensão territorial da Índia, as viagens aéreas são as melhores opções para se locomover com rapidez dentro do país. O Aeroporto Indira Gandhi, em Nova Délhi é o que possui o maior número de voos e as principais companhias aéreas locais são: Air IndiaJet AirwaysKingfisher e IndiGo Airlines .

Ferroviário – A Índia possui uma ampla malha ferroviária. Os bilhetes são baratos e os serviços são pontuais. Há opções de trens luxuosos como o Deccan Odyssey, que desce o litoral do Mar da Arábia entre Mumbai e Goa numa jornada de uma semana; o sofisticado Maharajas’ Express, que circula por cidades do Rajastão – Uidapur, Jaipur, Agra e Nova Délhi; e do Palace on Wheels, que parte da capital com destino ao Rajastão. Todos oferecem refeições a bordo. Porém é importante reservar com bastante antecedência pelo site da Indian Rail .

ONDE FICAR

Udaipur tem hotéis com 5, 4 e 3 estrelas, sendo alguns deles extremamente luxuosos. Há também opções de hospedagem que nada ficam a dever aos melhores do mundo.

The Oberoi Udaivilas

Faj Lake Palace

Trident

The LaLit Laxmi Vilas Place

The Oberoi Udaivilas

Fateh Prakash Palace

O QUE COMER

Vale ressaltar que, a gastronomia é diferente em cada região.  Sempre com ingredientes, influências e receitas estabelecidas através das condições climáticas, fatores religiosos e culturais.

Em todas as mesas você irá encontrar os pães (chamados naan) e os aromáticos cardamomo e curry.

Aliás, a maioria quase absoluta dos pratos indianos são bem condimentados e apimentados – muito apimentados! –, inclusive os servidos nas redes de fast food.

Carne bovina não existe nos cardápios, contente-se com carne de frango, cabrito e peixes. Há muitas e variadas opções vegetarianas.

Para beber, não deixe de experimentar a típica lassi, que pode ser doce, salgada ou suco de frutas – manga é a mais comum. A bebida é preparada a base de iogurte natural com essência de rosas.

COMPRAS

O centro da cidade de Udaipur está repleto de lojinhas que comercializam pashminas e diversos tipos de souvenires. Como em toda a Índia os produtos têm preços bem baixos.

DICAS

Comida de rua – Evite! As condições de higiene nem sempre são as mais adequadas. São comuns os turistas com infecções intestinais e que terminam a viagem à base de soro, água e bolachas. Melhor comer nos restaurantes dos hotéis e casas recomendas. Coma apenas alimentos cozidos e evite saladas e frutas descascadas.

Remédios – Leve os principais, em caso de necessidade. Principalmente para problemas estomacais e intestinais. Tenha sempre álcool em gel na bolsa ou na mochila.

Água – Beba sempre água mineral engarrafada e com a tampa lacrada ou aberta na sua frente. Evite tomar refrigerantes, sucos e drinques com gelo (feito com água). Use água mineral até na hora de escovar os dentes.

Roupas – Mulheres devem ter atenção e evitar deixar à mostra as pernas, barriga e ombros, principalmente em lugares considerados sagrados. Em alguns templos e mesquitas a entrada somente é permitida com o uso de lenços cobrindo a cabeça.

Cumprimentos – A maneira usual é juntar as mãos em oração à frente do peito ao mesmo tempo em que faz uma curta vênia com a cabeça. Diga também Namastê.

Telefonia e internet – Para ficar online o tempo todo e fazer chamadas locais sugerimos comprar um chip de celular no aeroporto, que custa em torno de US$ 20.

Esmolas  Por toda parte você será abordado por adultos e crianças pedindo. A decisão é sua, mas alerto que se der para alguém, em questão de segundos, estará rodeado por muitos outros pedintes também querendo dinheiro. Confusão na certa!

Gorjeta – Pode-se dizer que ela é quase obrigatória e esperada pelos prestadores de serviços. Nos restaurantes deixe 10% do valor da conta e nos hotéis US$ 1 por mala. Portanto, tenha sempre dinheiro trocado.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

.

Fotos:  Roberto Maia e María Teresa Martínez/ Sean Hsu via Shutterstock (destaque)

.

MATÉRIAS RELACIONADAS
ÍNDIA – Um destino surpreendente e diferente de tudo o que você já viu!
NOVA DÉLHI – Luxo e caos em perfeita harmonia na capital da Índia
Sair da versão mobile