Ícone do site Travelpedia

Um imperdível passeio pela Suíça com o Grand Train Tour

Não é falso exagero dizer que a Suíça é linda. Sem sombra de dúvidas é um dos destinos mais incríveis que visitei. São muitas as lembranças. E nem um incidente bem negativo foi capaz de tirar o lugar especial que o país ganhou no coração. Cheio de encantos, é pequeno no tamanho, mas repleto de grandes aventuras. Uma delas é percorrer se não inteira parte da rota conhecida como o Grand Train Tour que passa por lugares como Lucerna, a capital Berna, Interlaken e a região de Jungfrau.

Não são só os chocolates, relógios e canivetes que são paixões nacionais, os suíços possuem fascínio por trens. E uma vez que você se aventura num dá para compreender (e muito!) o motivo, principalmente quando da janela você se depara com panoramas como este da minha foto aí ao lado. Cenários idílicos, como aquele do pôster do clássico A Noviça Rebelde é o que mais se vê durante o Grand Train Tour. Por isso não é exagero algum dizer que se trata de um destino naturalmente belo. Aliás, belíssimo, que faz jus ao UAU!

Não seriam necessários muitos motivos para se encantar por essa nação situada no coração dos Alpes. No entanto, a parte ao Grand Train Tour, faço questão de destacar três razões que vão te fazer querer arrumar as malas agora. A primeira delas é sua localização fazendo fronteira com cinco países. O que leva a segunda, a diversidade cultural, tendo fortes traços franceses, alemães e italianos. E suas paisagens: montanhas, vales, geleiras, florestas, lagos, rios… E, claro, os célebres picos nevados.

Esse trio por si só já seriam suficientes para conquistar qualquer um, mas some a eles à eficiência suíça, com transportes públicos de fazer inveja, bem como suas joias arquitetônicas, indo do medieval ao contemporâneo. Isso sem contar os muitos vilarejos dignos de conto de fadas espalhados por todos os cantos. E por falar em transporte, e voltando aos trens… Desde 1847, quando o primeiro trem circulava pela Suíça na área de Zurique, os suíços se apaixonaram por esta forma de viajar.

Eles viram nesse meio de transporte uma forma prática e agradável de se deslocar e, onde havia uma cidade ou uma montanha, como a icônica Jungfraujoch, fizeram uma linha de trem. Para quem não conhece, se trata da montanha onde foi feita a a mais alta estação ferroviária do continente: a 3.454 metros acima do nível do mar. Por isso do título Topo da Europa.

O circuito ferroviário Grand Train Tour of Switzerland foi lançado pelo Turismo da Suíça em 2015, e atravessa 1,6 mil quilômetros de ferrovias pelos cantões, montanhas e lagos do país, passando por 44 atrações, 22 lagos, 11 Patrimônios Mundiais da Unesco, 5 vales alpinos, 4 regiões linguísticas e 2 reservas de biosfera. Infelizmente não percorri isto tudo, mas tive a oportunidade de fazer uma parte do trajeto e recomendo muito!

De trem, o itinerário entre Genebra e Zurique dura em torno de 2h40. Contemplando a bela paisagem pela janela, nem se nota o tempo passar. A elegante Zurique reúne mais de 50 museus, 100 galerias de arte e mais de 2 mil restaurantes para todos os gostos.

Panorama de Zurique

Um dos percursos mais famosos do país está entre Zermatt e St. Moritz e dura pouco mais de 7 horas. Das janelonas do trem panorâmico Glacier Express, a vista é de tirar o fôlego: montanhas intocadas, desfiladeiros profundos e vales encantadores, além de 91 túneis e 291 pontes vertiginosas.

As rotas no circuito incluem as chamadas linhas panorâmicas. O Wilhelm Tell Express, que vai de Lucerna a Lugano, combina cruzeiro no lago com viagem de trem ao longo da ferrovia Gotthard, em 2 das 4 regiões do país com diferentes idiomas e culturas: Lucerna (alemão), na região Central; e o cantão de Ticino, de forte influência italiana.

Já o Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A ferrovia atravessa a fronteira numa viagem entre Thusis e Tirano, já na Itália. O Glacier Express, por sua vez, entra no Grand Tour não só por sua paisagem de St. Moritz a Zermatt, onde se sobressai o Materhorn, mas pela gastronomia preparada a bordo, na cozinha da composição. E há ainda o GoldenPass Line, que liga Montreux, no Lago Genebra, a Interlaken e Lucerna.

The Glacier Express

Para fazer todo esse trajeto, o Swiss Pass é a forma mais indicada. O passe é válido para todo o sistema de transporte suíço, ou seja, inclui navios, ônibus, transporte urbano e trens. Com um único bilhete é possível conhecer todo o país, utilizando todos os meios de transporte. Jovens entre 16 e 25 anos e crianças de 4 a 15 anos têm descontos nas passagens. Menores até 4 anos viajam gratuitamente.

Já deu para ter um gostinho né? Em breve conto mais sobre este incrível destino formado por cordilheiras, cadeias de montanhas, rios e lagos. Aguardem! 😉

Fotos: Turismo da Suíça e arquivo pessoal

 

Sair da versão mobile