Como as maiores cidades do mundo, Munique, na Alemanha, também reúne alguns renomados museus. Entre eles os Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia e ciências naturais do mundo; Staatliche Antikensammlungen; Museu Brandhorst com seu fantástico acervo de arte moderna a partir de 1945; as pinacotecas Alte e Neue Pinakothek, Pinakothek der Moderne; Lenbachhaus; Glyptothek, que reúne obras da Antiguidade no seu acervo; e o Kunstareal München, museu de arte com simpáticos barzinhos, cafés aconchegantes e lojas agradáveis. No entanto, um dos mais visitados é o da BMW, espaço dedicado à cultura automobilística e à história da montadora.
Instalado em um edifício que custou mais de € 500 milhões, reúne muitos carros e motos que povoam o imaginário dos aficionados. O acervo tem desde os primeiros veículos desenvolvidos pela marca até os protótipos que beiram obras de ficção.
Um dos destaques, principalmente para os visitantes brasileiros, é o espaço dedicado ao piloto Nelson Piquet, bicampeão mundial de Fórmula 1 pilotando carros com motores BMW.
Já uma área chamada BMW Welt mostra o desenvolvimento técnico da empresa ao longo de sua história. Os tours guiados são realizados a cada 1h30 e são em alemão e inglês. Porém, pode ser também em português, mas desde que solicitado com antecedência de alguns dias
E, de quebra, logo em frente ao complexo da BMW está uma outra primorosa obra arquitetônica de Munique, o Parque Olímpico construído para os Jogos Olímpicos de 1972. A cobertura da arena que imita uma barraca é referência e considerado um milagre tecnológico para a época. Até hoje, após mais de 40 anos, ainda sedia muitos eventos esportivos e concertos, além de atrair muita gente em busca de lazer e diversão ao ar livre.
Informações: www.bmw-welt.com
Fotos: Roberto Maia/divulgação e Commons