Hoje, dia 27 de abril, a Holanda comemora com muita festa o Dia do Rei. Nessa época, o país recebe cerca de um milhão de visitantes que entram no clima e se vestem com roupas da cor laranja e saem à ruas e canais, em uma das maiores comemorações do mundo. Qualquer outra monarquia do universo deve sentir ciúmes pela maneira que Amsterdã e outras cidades holandesas celebram sua família real.
Para marcar a data, publicamos esse post sobre gastronomia na Holanda, onde das feiras de rua aos restaurantes estrelados, são os ingredientes locais, frescos e de alta qualidade que fazem a fama internacional da culinária holandesa. Embarque nesta viagem culinária pelo país e prove os peixes frescos do Mar do Norte, ostras de Zeeland, cordeiros de Texel e muito mais!
Peixes frescos
Com uma extensa costa no Mar do Norte, a Holanda tem na pesca uma das atividades mais significativas há séculos. Cidades e aldeias à beira-mar, como Scheveningen e Stellendam, aproveitam a atividade de forma sustentável, levando produtos frescos diariamente às barracas de mercados e às mesas e balcões de restaurantes de frutos do mar. Arenque e kibbeling, uma espécie de bacalhau frito, são os mais famosos.
A Praia de Scheveningen, em Haia, é conhecida pelo leilão diário de peixe. Prove a iguaria em restaurantes como Lemon Grass, The Harbour Club, Rootz, Waterproef e Catch by Simonis.
Frutos do mar em Zeeland
Ao sul, na província de Zeeland, a cidade portuária de Stellendam também tem um mercado de peixe às sextas pela manhã, com visitas guiadas. Com ostras, lagostas, mexilhões, berbigões e pervincas, a província Zeeland é famosa pela ampla oferta de frutos do mar. Lá os visitantes descobrem como são colhidos, preparados e saboreiam nos excelentes restaurantes da região.
Exotismo em Veluwe
Depois de explorar a natureza e a vida selvagem da exótica região de Veluwe, no leste do país, os visitantes podem provar os ingredientes cultivados localmente em variedade, desde feiras gourmet a restaurantes com estrelas Michelin. Como o sublime De Leest, em Vassen; De Kromme Dissel, alojado em uma casa de fazenda do século 17, em Heelsum; e o restaurante do hotel Het Rode Koper, localizado em uma bucólica propriedade rural.
O regionalismo de North Brabant
Não à toa o pintor Vincent van Gogh escolheu North Brabant para viver. A região cultiva em seus campos desde frutas a aspargos e também é famosa pelas anchovas e até mesmo caviar. Dizem que em nenhuma outra parte dos Países Baixos se leva tão a sério o gezelligheid, palavra holandesa para “atmosfera agradável”, onde se desfruta dos mais simples prazeres da vida.
Aspargos de Limburg
Na Holanda, pensou aspargos, pensou Limburg. É nessa região de belas paisagens montanhosas que o vegetal é colhido durante toda a primavera para depois rechear deliciosos pratos. Os melhores restaurantes para provar aspargos no país são da região: a Hostellerie de Hamert, Brienen de Maas e o In de Witte Dame.
Gouda e os queijos
Roterdã variada
A moderna Roterdã tem um lindo mercado indoor, o Martkhall, melhor lugar para experimentar toda variedade de produtos holandeses – carnes, peixes, verduras e por aí vai – além de ser uma autêntica experiência para foodies.
Cordeiros de Texel
Texel é uma pequena ilha no norte holandês, famosa pela produção de carne de cordeiro. Lá, prove a iguaria em restaurantes como Bij Jef, Opduin, Bistro Kerckplein, Inn de Knip e Hotel Brasserie Rebecca.
Informações: holland.com/dutch-food-and-cuisine
Fotos: Divulgação
MATÉRIAS RELACIONADAS
Dez curiosidades sobre o Dia do Rei na Holanda
Maior parque de tulipas do mundo está aberto para a 67ª temporada