Quando o assunto é vinho, ele é uma preferência tanto de homens, quanto de mulheres. Apesar de dizerem que a mulherada prefere os brancos, isso é pura bobagem. Vai do gosto de cada um. Pensando justamente nisso, e aproveitando a deixa do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a importador Portus Cale aproveita para sugerir opções que tem tudo a ver com elas.
Com o propósito de alinhar qualidade com curadoria especializada, desde 2019, com a nova plataforma online de vendas, a Portus Cale se posiciona como uma amiga pessoal no momento de escolher os vinhos. Ou seja, tornando a aproximação com a bebida cada dia mais simples.
No mês da mulher, sabendo que as mulheres são plurais e complexas assim como os vinhos, a Portus faz o match entre elas e os rótulos. Confira indicações e santé!
O vinho da viajante
Para a mulher viajante e aventureira, a indicação da Portus é o Musso de Casarojo Sauvignon Blanc. Natural da região da Castilla, na Espanha, que além de belíssima contém uma história que qualquer viajante adoraria conhecer.
Esse vinho branco é feito com a uva Sauvignon Blanc, que é altamente versátil e adaptável, assim como as mulheres que amam viajar. O sabor é leve, mas intenso, como quem sabe aproveitar o momento.
O vinho da empreendedora
A personalidade da mulher empreendedora tem tudo a ver com o argentino Cordero Con Piel de Lobo Malbec. O nome “cordeiro em pele de lobo”, já é em si uma referência à empreendedora que as vezes precisa ser loba, e as vezes cordeira, para fazer negócios.
Além disso, o Malbec em si é um tinto estruturado e complexo, assim como essas mulheres fortes e inteligentes. O vinho traz consigo um aroma e sabor das frutas vermelhas maduras.
O vinho da Vegana
Aí você se pergunta: existe vinho não vegano? Sim, e são a maioria. Para a mulher que não consome nada de origem animal, o ideal são os vinhos que não são clarificados com ovo. O português Kelman Touriga, por exemplo!
Feito com a Kelman Uva Touriga Nacional, passa por clarificação com gelatina de ervilha. O tinto, por apresentar carácter frutado e floral bem delicado, combina com opções veganas com shimejis, tofu, entre outros.
O vinho da Blogueira
As mulheres que adoram redes sociais gostam de bebidas e comidas instagramáveis. Afinal, nestes casos já diz o dito popular: uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, nada mais fotogênico que um vinho espumante de cor salmão.
O Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto Rosé, de Portugal, é feito da uva baga. Seu sabor é frutado com aroma de morango e groselha que vai bem com mariscos e pastas, que compõe um bom cenário para a foto. Uma ótima pedida para os dias mais quentes hein? 😉
O vinho da Mãe
As mães são múltiplas e diversas, mas todas são as líderes do lar e merecem um vinho digno de realeza. O Catarina Tinto homenageia a majestade da Bacalhôa em Portugal.
Com notas de frutas vermelhas combinadas com nuances tostadas e abaunilhadas, esse vinho também é ideal para as mães que gostam de cozinhar, pela versatilidade de opções de harmonização. Ele vai bem com tudo, desde massas à pratos com carne, peixes e queijos.
O vinho da Artista
Cada rótulo do Crudo é parte de uma tela única e exclusiva, e uma artista sabe o valor de algo bem feito. Por isso, vai se encantar com a garrafa do vinho brasileiro Nero di Bianca Moscato/Merlot Crudo, que é uma obra de arte.
Feito com as uvas merlot e moscato, proveniente da região de Muitos Capões – Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, o vinho concilia frescor e elegância, com notas de frutas vermelhas e especiarias como canela.
O vinho da Escritora
A mulher escritora é observadora e atenta aos detalhes, por isso, nada melhor do que um vinho contemplativo para momento intimista com as próprias ideias. Para isso, o português Moscatel Roxo, da região da Península de Setúbal é uma ótima pedida.
Fortificado, é ideal para beber sem pressa. Tem aroma intenso, rico e complexo, com notas florais de flor de laranjeira e rosas, passas, amêndoas e mel. No paladar, nota-se os sabores de seu aroma, e equilíbrio.
O vinho da Fitness
Para a mulher fitness, o ideal é um vinho leve e de fácil harmonização. Principalmente com saladas, peixes e demais pratos coloridos e saudáveis.
Com essas características, o português Quinta da Romaneira Gouveio é um vinho branco feito com uva Gouveio, a casta foi vinificada em cubas de aço inoxidável, o que contribuiu para o carácter distinto, imaculado e fresco deste excelente branco do Douro. Um vinho ultra leve e refrescante, ideal para tomar depois de uma corridinha.