Principal cidade do Centro de Portugal, Coimbra reúne locais emblemáticos como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha e as igrejas de São Tiago, São Salvador e Santa Cruz; a Quinta das Lágrimas e, claro, a Universidade de Coimbra – fundada em 1290 e considerada uma das mais antigas do mundo.
Primeira capital portuguesa, Coimbra tem pátios, escadas e arcos medievais. Suas construções do século 13 convivem harmoniosamente com locais modernos para atender os jovens universitários.
Construída às margens do Rio Mondego e em cima de uma montanha, a cidade é dividida entre a parte alta e a baixa. Na chamada Cidade Baixa estão a construções medievais e ruas estreitas onde se concentra o comércio.
Na Cidade Alta está a universidade no seu ponto mais elevado. Também recebe os principais acontecimentos da vida acadêmica local, além de muitas repúblicas de estudantes e pontos turísticos como a Sé Velha.
Universidade de Coimbra
Uma visita à Universidade de Coimbra tem que estar no roteiro da viagem de qualquer turista. Fundada no século 13 pelo rei D. Dinis, é considerada uma das mais antigas do mundo ainda em operação. Em Portugal é a mais antiga e uma das maiores do país. Por isso, vale à pena fazer uma visita completa por suas instalações.
Para ter uma visão geral suba até a torre do relógio (foto), onde estão os sinos que marcavam o ritmo das aulas. A vista lá de cima é fantástica. Depois, visite o Pátio das Escolas, a Sala dos Capelos, onde são realizadas as cerimônias mais importantes; a Capela de São Miguel e o seu imponente órgão barroco e a Biblioteca Joanina, que possui mais de 300 mil livros e coleções raríssimas dos séculos 16, 17 e 18 dispostas em belíssimas estantes ornamentadas com talha dourada.
Há visitas guiadas por guias da universidade, que explicam com detalhes o valor histórico e cultural deste patrimônio, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 2013. Diariamente das 9h às 17h. Consulte os valores dos ingressos no site da instituição.
Queima das Fitas
Todo o mês de maio acontece um dos eventos mais esperados na cidade, a tradicional Queima das Fitas, que surgiu no final do século 19, quando os estudantes do curso de Direito resolveram queimar as fitas das pastas, já que não precisariam mais delas no ano seguinte. A festa começa com uma monumental serenata nas escadas da Sé Velha. Trajando capas negras os estudantes cantam o famoso Fado de Coimbra – que diferente do Fado português. A partir daí e durante uma semana, outras atividades culturais são realizadas. A programação inclui concertos musicais e até um desfile dos estudantes e carros alegóricos que saem da Universidade.
Outras atrações
O destino português reserva outros atrativos que merecem visitas. Entre eles o Museu Nacional Machado de Castro, que guarda em seu acervo o Criptopórtico romano, entre outros de inestimável valor histórico para a história da cidade.
Também há vários e belos jardins como o do Choupal, o da Quinta das Lágrimas – cenário do romance de D. Pedro e Inês de Castro – e o Jardim Botânico.
Crianças e adultos vão adorar o Portugal dos Pequenitos, um parque que reproduz à escala dos mais pequenos, os principais monumentos portugueses.
Como chegar
Coimbra está distante cerca de 210 quilômetros de Lisboa e 120 quilômetros do Porto. O trem (comboios no português de Portugal) é a maneira mais prática de chegar ao destino.