A união faz a força, já diz o ditado popular! A quarta-feira, 23/09, começou com o anúncio da intenção das empresas Unidas e Localiza de unir suas operações. Em um movimento que prevê a criação de uma companhia referência mundial em mobilidade, com maior oferta de aluguel de veículos, gestão de frotas corporativas e carros por assinatura.
A operação, que está condicionada à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), assim como por assembleias de acionistas, dará origem a uma nova empresa. E que terá como missão garantir mais acesso à mobilidade, segmento que vem evoluindo de maneira constante e acelerada.
Se aprovada, a transação ocorrerá por meio da incorporação de ações, com a estrutura composta pelos acionistas de ambas as companhias. “O mercado de aluguel de carros é altamente competitivo, com mais de 10 mil locadoras, e se renova a cada momento. A união das duas companhias contribuirá para a criação de uma operação mais robusta, garantindo assim mais acesso à mobilidade e acompanhando a evolução e os desafios do segmento”, afirma o CEO da Unidas, Luís Fernando Porto.
A nova empresa deverá contar com uma frota consolidada de mais de 468 mil veículos. Bem como presença em 404 cidades e atuação na América do Sul, em países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Em relação aos destaques financeiros, a receita da empresa combinada nos últimos 12 meses foi de R$ 14,3 bilhões e o valor de mercado consolidado, de R$ 48 bilhões.
Em relação à governança, tanto Unidas quanto Localiza têm suas ações negociadas no Novo Mercado. O mais alto nível de governança corporativa da B3, destinado exclusivamente às companhias que voluntariamente adotam as melhores práticas de governança.