A United Airlines, companhia aérea norte-americana que opera voos regulares diretos entre o Brasil e os Estados Unidos há 30 anos, anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve Air Mobility. O contrato prevê a compra condicional de 200 aeronaves elétricas de quatro lugares, mais 200 opções, com as primeiras entregas previstas já em 2026.
O anúncio marca outro investimento significativo da United em táxis voadores – ou eVTOLs, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical -, que têm o potencial de revolucionar a experiência dos viajantes em cidades por todo o mundo. Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento, uso e aplicação das aeronaves da Eve e do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês).
Zero emissões de carbono até 2050
A United foi a primeira grande companhia aérea dos EUA a criar um fundo de investimentos corporativo, o United Airlines Ventures (UAV), projetado para apoiar o compromisso 100% verde da empresa de atingir zero emissões de carbono até 2050 sem o uso de compensações tradicionais.
Por meio do UAV, a United liderou o setor em investimentos em eVTOL e aeronaves elétricas, motores de célula de combustível de hidrogênio e combustível de aviação sustentável. No mês passado, a United fez um depósito de US$ 10 milhões para uma empresa de eVTOL com sede na Califórnia, pela compra de 100 aeronaves.
Confiança na Embraer
O investimento da United na Eve foi impulsionado, em parte, pela confiança nas oportunidades potenciais de crescimento no mercado de UAM e pelo relacionamento exclusivo da Eve com a Embraer, uma fabricante confiável, com histórico comprovado de 53 anos em construção e certificação de aeronaves.
Fundamentalmente, seu relacionamento inclui acesso aos centros de serviços da Embraer, depósitos de peças e técnicos de serviço de campo, abrindo caminho para uma operação confiável. Após o início da operação, a United poderá ter toda a sua frota de eVTOL atendida pelas operações e suporte agnóstico da Eve. Além disso, a United se junta ao consórcio liderado pela Eve, que simulará as operações da UAM em Chicago a partir de 12 de setembro.
Táxis aéreos em mercados urbanos
Em vez de depender de motores de combustão tradicionais, as aeronaves eVTOL são projetadas para usar motores elétricos, proporcionando voos livres de carbono, e para serem usadas como “táxis aéreos” em mercados urbanos. O projeto das aeronaves Eve utiliza asas fixas, rotores e motores de tração, proporcionando um design prático e com sustentação para cruzeiro otimizada, mais lógica e intuitiva, que favorece a segurança, eficiência e confiabilidade.
Com alcance de 60 milhas (100 km), o veículo tem o potencial não apenas de oferecer um deslocamento sustentável, mas também de reduzir os níveis de ruído em 90%, em comparação com as aeronaves convencionais de hoje.
A Eve também está criando uma nova solução de gerenciamento de tráfego aéreo, projetada para escalar com segurança o setor de UAM. Esse software tem o mesmo nível de segurança que o de gerenciamento de tráfego aéreo existente da Embraer e espera-se que seja um ativo estratégico para ajudar todo o setor a crescer.