A 51º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, será realizado entre os dias 3 de julho a 1º de agosto. Por causa da pandemia da Covid-19 as apresentações de música clássica terão transmissão 100% online.
O tradicional evento terá 43 concertos, sendo 39 no Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão) e quatro na Sala São Paulo, na capital paulista. Elas poderão ser assistidas no YouTube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, bem como pela TV Cultura e Rádio Cultura FM, além do Facebook do canal de televisão.
Programação
As celebrações dos 250 anos de Beethoven (comemorados em 2020) e do centenário de Astor Piazzolla, são destaques do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Há, também, a forte presença de obras compostas por mulheres (do passado e do presente), como Fanny Mendelssohn, Cécile Chaminade, Lili Boulanger e as brasileiras Clarice Assad e Marisa Rezende, entre outras.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), comandada por Thierry Fischer, faz o concerto de abertura do Festival no dia 3, às 20h, no Auditório Claudio Santoro, interpretando a Sinfonia nº 2 de Rachmaninov.
Ao longo do Festival também haverá apresentações da Orquestra Jovem do Estado (Ojesp), São Paulo Chamber Soloists, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Experimental de Repertório e a Orquestra do Festival, que neste ano será dividida em dois grupos por conta dos protocolos sanitários — um sob regência de Cláudio Cruz e outro com Giancarlo Guerrero. Um terceiro grupo do eixo pedagógico também se apresentará com bolsistas e professores do Festival interpretando um programa barroco, sob direção do violinista Luis Otavio Santos.
O Auditório Claudio Santoro também será palco de 20 concertos de câmara, com nomes como os pianistas Hércules Gomes e Lucas Thomazinho, o Quarteto Camargo Guarnieri, o Quarteto Osesp e o Escualo Ensemble.
Sala São Paulo – No palco da capital paulista, a Jazz Sinfônica realiza quatro concertos unindo a música orquestral ao repertório popular. Os convidados serão Roberta Sá (4/7), Nelson Ayres & Vanessa Moreno (11/7), Mart’nália (18/7) e Renato Braz (1º/8).