Ícone do site Travelpedia

Vale Sagrado dos Incas: natureza, aventura e cultura

A trilha Lares Adventure, que vai de Cusco a Machu Picchu, no Peru, passa por antigas comunidades andinas que mantêm, ainda hoje, costumes milenares em meio a paisagens. Chamado Vale Sagrado dos Incas, oferece um olhar intimista sobre a cultura local, tanto em cidades agitadas como nos mais remotos vilarejos de montanha.

A aventura começa na cidade de Cusco e segue com destino ao Vale Sagrado dos Incas, repleto de exuberantes campos verdes e rodeado por picos de tirar o fôlego. As expedições diárias passam por trilhas na montanha pouco percorridas, cercadas de maravilhosos picos nevados, onde é possível observar rebanhos itinerantes de lhamas e alpacas, lagos de um turquesa inimaginável, cachoeiras e sítios arqueológicos fascinantes. Em algumas cidades, mercados movimentados exibem os sabores da região e os produtos feitos pelas mãos dos habilidosos artesãos locais.

O roteiro inclui múltiplas atividades, mas o viajante, a cada noite, escolhe qual irá realizar no dia seguinte. Pode optar por trilhas de duas a seis horas, ou apenas explorar a cultura local. Guias especializados personalizam a experiência oferecendo atividades à la carte e encontros culturais diários. Todos os dias, na hora do pôr do sol, o pernoite será em luxuosos lodges de montanha, administrados em parceria com as comunidades locais, para se preparar para um novo dia de aventuras e descobertas.

O santuário Machu Picchu

O final da aventura nos andes é na impressionante Machu Picchu. No último dia, a jornada até lá começa ao amanhecer, com um curto e sinuoso trajeto de ônibus montanha acima. Ao entrar no “santuário”, como os habitantes locais costumam chamá-lo, o sol se assoma sobre a emblemática Porta do Sol e cobre as estruturas e terraços com sua luz resplandecente. Impressionam a imponente e habilidosa arquitetura da Torre de Guarda, o Templo do Sol, e as residências reais incaicas, entre outros atrativos.

Tire um momento para sentar com calma e escutar o barulho do vento ou para meditar e absorver a energia mística e envolvente do lugar. Nossa imaginação é estimulada enquanto contemplamos a história de Machu Picchu e as suas misteriosas origens. Se tiver disposto, faça uma caminhada até Huayna Picchu, a icônica montanha com vistas deslumbrantes que vão desde o vale do Rio Urubamba até os limites da Fl­oresta Amazônica. Com certeza o resultado será um sentimento de paz e rejuvenescimento.

Lodges de alto padrão integrados à natureza

Desenvolvida com exclusividade pelo Mountain Lodges of Peru, tem como premissa garantir bases sustentáveis nas áreas ambiental e social. Os nativos ficam com 25% das receitas auferidas pelo turismo.

Destaque para os confortáveis refúgios (lodges) de alto padrão e integrados à natureza. Construídos no alto das montanhas, possuem técnicas tradicionais incaicas de construção e estão em harmonia com o meio ambiente, oferecendo total conforto. No final de cada dia, nada melhor que aproveitar banhos quentes, refeições gourmet, vinhos selecionados, camas confortáveis, massagens, jacuzzis ao ar livre e um serviço altamente personalizado.

Há pacotes de 5 ou 7 dias com saída de Cusco e término em Machu Picchu. Além da hospedagem, estão incluídas todas as refeições – exceto o café da manhã no primeiro dia e o jantar no último -, serviços de transfer, passeios guiados durante toda a viagem, atividades à la carte, entradas e permissões para os sítios arqueológicos e até as gorjetas para as equipes dos lodges e de campo – exceto os guias.

Informações: mountainlodgesofperu.com

Fotos: divulgação

Sair da versão mobile