Ícone do site Travelpedia

Vamos fugir? Hotéis no eixo Rio-São Paulo para uma escapadinha!

Com certeza você já ouviu a expressão em latim “carpe diem”, que significa aproveite o dia. Ou seja, curta o momento. Mas e “fugere urbem”? Pois é justamente no espírito dessa que surgiu esta matéria. Em sua tradução quer dizer “fugir da cidade”. E que delícia é poder sair um pouco da rotina do dia-a-dia, se desligar e dar aquela escapadinha para algum lugar. Há ótimas opções próximas as grandes cidades. São Paulo e Rio de Janeiro que o digam. O eixo Rio-São Paulo é repleto de lugares dignos da canção Vamos Fugir, de Gilberto Gil. Não que outras tantas capitais brasileiras também não tenham seus destinos para uma “fuga”, mas focamos nestes dois desta vez. Confira!

Fazenda Capoava, Itu (SP)

Crédito: Fazenda Capoava

Visualize um lugar com mais de 250 anos de história e tradição, um verdadeiro refúgio em meio a natureza onde a premissa é relaxar e se desligar, mas sem abrir mão do conforto. Na região de Itu, a 90 km da capital paulista, rodeada por serras e belas paisagens, encontra-se a Fazenda Capoava, parte da Associação Roteiros de Charme.

São apenas 36 chalés, todos com o mesmo padrão de qualidade, seja para curtir um final de semana ou um dia de diversão e lazer fora da cidade. E, neste quesito, preservando seu caráter rural, o forte são as atividades ao ar livre. Sendo que, as cavalgadas são o grande destaque. E, claro, em se tratando de fazenda não se pode esquecer da deliciosa gastronomia raiz.

Hotel Maui Maresias, São Sebastião (SP)

Crédito: Hotel Maui Maresias

Uma perfeita combinação de Mata Atlântica com mais de 30 praias de areias brancas e o azul do mar resultam numa das regiões mais encantadoras do Litoral Norte paulista. Com apenas 1 ano de funcionamento, o Hotel Maui Maresias é resultado de 40 anos de viagens e experiências de seu fundador.

Fiel às premissas de oferecer conforto e cercar seus hóspedes com toda a atenção, o empreendimento alia o atendimento exclusivo e discreto à tranquilidade pé na areia. São apenas 21 suítes, distribuídas nas categorias Luxo e Super Luxo, que resultam no refúgio ideal para quem quer fugir da rotina com charme e estilo.

Grande Hotel Senac, São Pedro (SP)

Crédito: Grande Hotel Senac São Pedro

A capital paulista e a estância hidromineral de Águas de São Pedro estão distantes a 184 km. O destino figura em relatórios das Nações Unidas como uma das estâncias com melhor índice de qualidade de vida do Brasil. Por lá, o Grande Hotel Senac acrescenta luxo e sofisticação ao cenário tranquilo e relaxante. Com imponente arquitetura Art Déco, rodeado por bosques e jardins projetados ao glamour da década de 1940, o hotel oferece uma infraestrutura completa para quem busca lazer e relaxamento.

Hotel Fazenda Vale do Sol, Serra Negra (SP)

Crédito: Hotel Fazenda Vale do Sol

Fundado em 1972, o Vale do Sol está em uma área privilegiada, onde se tem uma das melhores vistas da Serra da Mantiqueira, em Serra Negra. Outro ponto de destaque da região é com relação a amabilidade e cordialidade dos habitantes da cidade, que dão as boas-vindas como preza a cultura do Circuito das Águas Paulista. O complexo de chalés, apartamentos e uma extensa área de lazer dão aos hóspedes a oportunidade de desfrutar a natureza, seja contemplando ou se integrando às paisagens.

Hotel BeneVento, Campos do Jordão, (SP)

Crédito: Hotel BeneVento

Conhecida como “Suíça Brasileira”, a estância no Vale do Paraíba tem seus encantos em todas as épocas do ano. Desde as temperaturas mais baixas do inverno até as mais quentes do verão. Ideal para quem busca um lugar para relaxar e recarregar as energias, a Pousada BeneVento, com somente 16 quartos, está situada estrategicamente próximo das montanhas e também de bares e restaurantes da cidade.

Em meio a natureza, o empreendimento é um verdadeiro recanto longe do agito da capital paulista. Aproveite então para apreciar um bom vinho ao redor da lareira e degustar queijos da região ou, quem sabe caminhar pelas áreas verdes da pousada.

Casa Turquesa, Paraty (RJ)

Crédito: Andre Azevedo

Uma cidade repleta de história e belezas naturais, que agrada os mais variados perfis de turistas, Paraty tem como um de seus grandes charmes o Centro Histórico com casarões e igrejas antigas. E é justamente neste cenário, que mais parece uma volta no tempo, que se encontra a belíssima Casa Turquesa.

Destaque para a fachada que recria fielmente um sobrado histórico do século 18 e sua coloração, que segue à risca o nome que ostenta. Bem como para a atmosfera intimista que a decoração oferece aos hóspedes. Cores quentes e materiais naturais trazem charme e aconchego aos espaços da pousada que conta com apenas nove suítes.

Vila Galé Eco Resort, Angra dos Reis (RJ)

Crédito: Vila Galé Eco Resort Angra 

O all inclusive refugia-se entre a exuberante Mata Atlântica e o mar de águas calmas e cristalinas. Por estar num dos cenários mais paradisíacos do Brasil, é um convite para caminhadas ecológicas, banhos de cachoeiras, mergulho ou passeios de barco pelas ilhas da chamada Costa Verde.

Ao todo são 365 ilhas, uma para cada dia do ano, brincam os habitantes locais. Construído na antiga Fazenda Tanguá, e preservando algumas dos edifícios originais e palmeiras imperiais, o resort proporciona uma estadia em comunhão com a natureza e sem stress. E por falar em relaxar, o spa Satsanga com sauna, banho turco e inúmeras salas de massagem e tratamentos estéticos é o lugar ideal.

Club Med Rio das Pedras, Mangaratiba (RJ)

Crédito: Club Med Rio das Pedras

A cerca de 80 km da capital fluminense, no sul do estado, entre Angra dos Reis e Mangaratiba, o Club Med Rio das Pedras chama atenção por estar rodeado pela Mata Atlântica e por ser em frente uma exuberante praia de tombo. O hotel oferece variada programação de lazer, que incluí arco e flecha, aulas de esqui aquático, squash e tênis.

Quanto o município em si, Mangaratiba tem vocação para o turismo, e mescla um panorama de mar e serra com história e cultura. Praias, serra, cachoeiras, construções históricas do Brasil colonial, museus, igrejas centenárias, ruínas do tempo do escravagismo, gastronomia e passeios entre ilhas paradisíacas tudo num só lugar!

Parador Lumiar, Nova Friburgo (RJ)

Crédito: Parador Lumiar

Um refúgio a 160 km da capital fluminense, o empreendimento membro da Associação Roteiros de Charme está em um dos mais belos vales da região serrana do Rio de Janeiro. São cerca de 440 mil m² de área em plena Mata Atlântica, a 850 metros de altitude e a apenas 5 km de Lumiar, distrito do município de Nova Friburgo. Completam o visual riachos de águas cristalinas e vasta estrutura de lazer, como piscina de água natural, cachoeiras, saunas seca e a vapor, orquidário, cavalgadas, trilhas ecológicas, horta orgânica e massagens relaxantes e terapêuticas.

Portobello Resort & Safári, Mangaratiba (RJ)

Crédito: Portobello Resort & Safári

Também em Mangaratiba está um recanto em estilo polinésio e decoração em perfeita harmonia com a natureza. O Portobello é conhecido por ser o único resort do Brasil que conta com estrutura e lazer de praia e montanha em um mesmo complexo. Em 25 milhões de m², o empreendimento abrange uma vasta área verde, praia, atrações de lazer e 152 apartamentos de frente para o mar. As opções de entretenimento são inúmeras, incluindo um safári de 300 mil m², o único do país dentro de um hotel, com mais de 350 animais de diversas espécies das faunas brasileira, europeia e africana.

.

Foto do destaque: Fazenda Capoava/ divulgação
*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui
Sair da versão mobile