Quem viaja com bebês ou crianças está sempre à procura de locais que sejam apropriados e agradáveis para eles. O olhar vai desde os itens básicos como acesso para carrinho, fraldários ou lugares para amamentar até olhares mais criteriosos buscando passeios que contribuam para o desenvolvimento e incentivem o lado curioso e desbravador dos pequenos viajantes.
Vancouver, no Canadá, foi um destino surpreendente nesse sentido. Um cenário lindo, um convite a natureza exuberante, esporte e cultura. E ainda um destino envolvente, variado e muito estimulante para a criançada. A cidade canadense foi nossa escolha para a primeira viagem internacional do Joaquim que aconteceu em setembro do ano passado, quando ele tinha um ano e três meses.
Foram 22 dias, o que é muito relevante para um bebê em constante desenvolvimento, em fase de aprendizagens rápidas e novas conquistas a cada dia. Por isso foi natural que meu olhar estivesse voltado para além das belezas que a cidade oferece, mas também para os detalhes durantes os passeios que contribuíram para esse momento de transformação do Joaquim. E eu vou compartilhar com vocês a seguir:
Vancouver Aquarium
Localizado dentro do Stanley Park é uma atração que costuma fazer sucesso com o público infantil. Possui uma grande variedade de espécies marinhas, de diversos tamanhos e cores. Os animais aquáticos são graciosos e simpáticos chamando atenção das crianças. Também é uma ótima oportunidade para que eles conheçam jacarés, pinguins, golfinhos, baleias e lontras. O aquário reúne uma incrível amostra da vida marinha e trabalha por sua preservação. Sem dúvida um passeio divertido e educativo para os pequenos.
Science World
Esse passeio é incrível quando se fala em estímulo e exploração. Lá dentro as atrações são diversificadas e chamam a atenção não só das crianças (dos adultos também), um belo convite para aprender de maneira divertida. Entre as atividades estão mesas de jogos que exercitam o raciocínio lógico e criativo. Os shows de mágica e experimentos científicos que prendem a atenção e despertam a curiosidade dos pequenos.
Além disso, ainda tem o Kidsplace, espaço direcionado as crianças menores com peças gigantes para encaixe. Experimentos que ensinam sobre a gravidade e sobre a força da água. E ainda permite que eles explorem atividades corporais no pula-pula, piano gigante e um playground. Ufa! Precisa de mais algum motivo para aproveitar uma tarde toda nesse museu?
Granville Island
Essa península chamada de ilha é um dos lugares mais completos que conhecemos em Vancouver. Separada de Downton por um braço do Oceano Pacífico, a charmosa região abriga muitas lojas, mais de 50 restaurantes, galerias de arte, teatros e um centro cultural e de entretenimento. O famoso Mercado Público de Granville Island é uma oportunidade para as crianças, e adultos experimentarem os sabores típicos da região, aguçarem o paladar com frutas ou legumes frescos e se encantarem com a variedade de cores, cheiros e formas presentes no mercado.
Além de tudo isso ainda tem o Kids Market um galpaozão todo direcionado ao público infantil. Lojas com acessórios diferenciados e brinquedos educativos. Espaços de recreação e parquinhos indoor. A visita associada ao Aquabus, barquinhos que fazem o transporte entre Downton e Granville, mostra aos pequenos outros meios de transporte.
Stanley Park
Grandioso e lindo ele é considerado o “coração verde” de Vancouver. Só as atrações no Stanley já são suficientes para querer visitar Vancouver com crianças! Cercado pelas belas montanhas e praias, convida o público a sentir o gramado e assistir ao por do sol da English Bay. A variedade em seus playgrounds permite que a criança experimente diversas brincadeiras que exigem coordenação, equilíbrio e habilidades motoras.
Foi lá que o Joaquim firmou seus passos e que pela primeira vez subiu e escorregou sozinho num tobogã, descobrindo uma das delicias da infância. No parque também é possível praticar diversos esportes aquáticos ou terrestres. Uma ótima ideia é alugar uma bicicleta e fazer um passeio apreciando as paisagens. Mais uma das primeira experiência do meu pequeno: um longo percurso de bike – 10 quilômetros -, que é a distância da volta completa pelo parque. O melhor é que no seu entorno há muitas lojas para aluguel das magrelas com as cadeirinhas para o conforto e capacetes para segurança das crianças e bebês.
Capilano Bridge Park
Mais um passeio que possui uma série de atrações. A principal é a ponte suspensa de 140 metros de comprimento e 70 metros de altura sobre o rio Capilano. Passar por ela é vivenciar um mix entre medo e alegria, com uma vista de tirar o fôlego. É permitido passar com crianças no colo, mas elas devem ficar sempre posicionadas para o centro da ponte e nunca a uma altura muito acima do corrimão. Existem seguranças nas duas extremidades orientando caso alguma regra seja quebrada.
No parque também existem lagos e pequenos shows com pássaros e outros animais selvagens. Outra famosa atração é o circuito Treetops Adventure uma espécie de Arvorismo há aproximadamente 33 metros de altura. Um local cheio de aventura que proporciona um contato maravilhoso com a natureza. Também vale ressaltar que praticar turismo de aventura em família é ótimo para fortalecer as relações de segurança e confiança.
Fotos: arquivo pessoal