Ícone do site Travelpedia

Dicas, vantagens e desvantagens do aplicativo Airbnb

Depois da polêmica da semana passada do Airbnb, o post de hoje é sobre as minhas experiências no aplicativo, dicas e as suas vantagens e desvantagens. Antes de começar, queria dizer que sou totalmente a favor da multa aplicada à anfitriã citada na notícia. Mais respeito, paz e amor pelo próximo. ❤

Fundado em 2008, o Airbnb é um aplicativo que permite você alugar a casa (ou sitio, apartamento, castelo, condomínio, entre outros) de alguém por um período de tempo, seja ele um dia, um mês ou um ano. Ele está presente em 191 países e em cerca de 65 mil cidades. A proposta dos fundadores é conectar pessoas e experiências em viagens únicas e, lógico, trazer rentabilidade para quem aluga e praticidade para quem viaja. Mais do que isso, a ideia é viajar e se sentir em casa.

Baixei o Airbnb em 2014, quando começou a ficar bastante popular no Brasil. No início, estava apenas curiosa pela novidade. Mas ao começar a programar uma viagem para os Estados Unidos com o meu marido acabamos decidindo por testar.

Alugamos um apartamento em Miami e outro em Orlando, em janeiro de 2015. Em ambos os casos, não tivemos qualquer problema e os apês estavam perfeitos, limpos e organizados. Na terra da alegria, inclusive, ganhamos uma cesta com vinho de boas-vindas. E por que não escolhemos ficar em hotel? Nossa maior motivação foi o financeiro, pois as diárias estavam bem caras e não valiam a pena, já que passaríamos o dia todo fora do hotel.

No fim, foi ótimo, pois preparamos o nosso próprio café da manhã e quando estávamos super cansados, especialmente depois dos parques de diversão, tínhamos a autonomia de preparar o nosso jantar no apartamento.

Depois da agradável experiência nos Estados Unidos, comecei a usar cada vez mais. Já reservei duas vezes no Rio de Janeiro, uma por trabalho e outra por lazer, na França para o meu casamento e ao chegar em Montreal, no Canadá, até comprarmos os móveis do apartamento. Em nenhuma das vezes eu tive problemas e os anfitriões estavam sempre disponíveis, respondendo rapidamente e dando toda a assistência.

Mas… Nem tudo são flores, não é mesmo? É preciso ter cuidado na hora da reserva, pois infelizmente a política e segurança do Airbnb não são perfeitas e existem algumas falhas no sistema. Portanto, seguem algumas dicas de como não se dar mal na escolha:

Leia os comentários sobre o anfitrião e o apartamento

Esse é o primeiro e mais importante ponto. Nunca, jamais, nem ouse reservar uma acomodação sem ler os comentários dos antigos hóspedes. E não vale ler um e dizer que tá tudo certo. Leia todos (ou a maioria) e comece a ponderar se vale a pena ou não. Por exemplo, às vezes a acomodação é realmente muito boa, cômodos limpos e em ótima localização. Todos recomendam, mas a maioria reclama que o Wi-Fi é lento. Se você não se importa porque não ficará muito no apartamento e usará a internet só antes de dormir, tudo bem. No entanto, se a sua viagem for à negócios e você depende de conexão, o apê, mesmo sendo perfeito em outros quesitos, não é o ideal para você.

Veja a localização

É essencial verificar a localização do imóvel, ainda mais se você estiver sem carro no destino. Quanto mais afastado do centro ou de bairros populares, mais barata é a acomodação. Mas aí você precisa calcular e colocar na ponta do lápis… Se você estiver de carro, você pode ficar mais longe por ter a facilidade do automóvel, mas quanto você gastará de gasolina indo de um local para o outro? E se estiver sem meio de transporte, quanto você vai gastar de táxi ou ônibus? O imóvel possui comércio ao redor? Se não, em quanto tempo você chega a uma farmácia ou mercado? São essas perguntas que você precisa fazer, após estudar o mapa (use o Google Maps!), para concluir se aquela acomodação é boa para o seu estilo de viagem.

Use e abuse de filtros

Os filtros servem para você selecionar o que você espera em um imóvel. Você pode começar escolhendo entre alugar uma casa inteira, um quarto inteiro ou uma cama em um quarto compartilhado. Depois disso, você vai ajustando os seus critérios e, assim, as opções vão diminuindo. Você quer dois quartos, Wi-Fi, televisão, máquina de lavar e secar e lareira? É só selecionar os itens e o aplicativo te mostrará as opções disponíveis. Além disso, você também pode escolher o valor da diária e o Airbnb te mostrará a média de preço naquele período. É importante que você filtre as suas prioridades, pois a ideia é viver como um local e se sentir em casa, portanto, se você selecionar uma acomodação que não tem nada a ver com você, provavelmente a sua experiência não será das melhores.

Leia as políticas e condições de cancelamento

Se algo der errado e você precisar cancelar a sua estadia, você precisará estar atento. A regra de cancelamento é definida pelos anfitriões, portanto, cada um decide a sua. A política mais flexível permite cancelar a reserva até um dia antes, sem multa, com reembolso total. A moderada devolve 50% do dinheiro, se o cancelamento é feito em até 5 dias antes da viagem. Já a política mais rigorosa não reembolsa o dinheiro, caso a viagem seja cancelada na mesma semana. A taxa da limpeza é sempre devolvida, mas a do Airbnb não. Por isso, fique esperto e só reserve após ter certeza de que a viagem vai rolar. Normalmente, os anfitriões usam a política moderada e rigorosa, como forma de se proteger de reservas falsas e golpes.

Fale com o anfitrião

Antes de efetuar a reserva, mande mensagem para o anfitrião. Muitos imóveis permitem uma reserva instantânea, que não necessitam de pré-autorização do dono da casa, mas ainda sim recomendo falar com a pessoa antes. É bom ter contato, saber se o anfitrião é educado, se responde rápido, se está disponível para dúvidas e problemas… Enfim! E fica a dica de pegar o celular pessoal dele, caso haja algum contratempo.

.

Vantagens e desvantagens do Airbnb:

Vantagens

  1. Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família. Normalmente, os hotéis possuem no máximo 4 camas nos quartos, ou seja, um grande número de pessoas sempre tem que se separar. No Airbnb, há a possibilidade de alugar um grande apartamento com muitos quartos e manter a galera toda reunida.
  2. Tarifas mais baratas que hotéis. Isso não é universal, mas normalmente alugar um apartamento no Airbnb em uma boa localização é mais barato do que ficar em um hotel na mesma área.
  3. Comentários 100% autorais. Você só consegue comentar sobre um apartamento se você realmente se hospedou nele. Em outros sites, como o Google e o TripAdvisor, não há a autenticidade de que a pessoa realmente comeu, se hospedou ou visitou aquele local. Portanto, dá para confiar no que se lê.
  4. Reduzir custos. Normalmente os hotéis oferecem apenas café da manhã – e alguns nem isso. As outras refeições do dia precisam ser feitas em restaurantes e os custos da viagem podem se elevar muito por isso. A boa do Airbnb é que as cozinhas são bem equipadas (se você selecionar o filtro “cozinha” nos ajustes, elas são realmente completas) e é possível economizar muito preparando a comida em casa, com produtos locais.
  5. Comodidade de uma casa. É verdade que viajar em hotéis é gostoso, mas nada como voltar para o conforto do nosso lar, né? O Airbnb tem essa proposta de fazer você se sentir em casa. Você pode ajeitar as roupas no armário, espalhar as sacolas de compras pela casa, fazer supermercado… Tudo sem a preocupação da arrumação do quarto do hotel e, até, de segurança e itens roubados. É um sentimento bem “mi casa, su casa”.

Desvantagens

  1. Imprevistos. O Airbnb permite que os anfitriões escolham suas políticas de cancelamento e a maioria escolhe a moderada (com 50% de reembolso) ou a rigorosa (sem reembolso). Ou seja, se acontecer imprevistos, o app é inflexível e você acaba perdendo sua reserva, ficando sem lugar para se hospedar. É preciso ficar atento!
  2. Expectativa x Realidade. As fotos são feitas pelo anfitrião e, muitas vezes, podem enganar. Apartamentos grandes podem parecer pequenos e vice-versa. É importante ver cada detalhe nas fotos e ler os comentários para saber se os antigos hóspedes tiveram surpresas desagradáveis ou não.
  3. Limpeza. Os anfitriões podem taxar a limpeza do apartamento e alguns deles colocam preços altos para cobrir o preço da diária barata. Preste atenção nesse detalhe. Em hotéis, você tem a comodidade de ter seu quarto limpo todos os dias, café da manhã com louças lavadas e tudo organizado. No Airbnb, o trabalho é seu e você ainda tem que pagar uma taxa de limpeza, muitas vezes bem cara, mesmo que tudo esteja em ordem. Exemplo: Achei um apartamento pertinho da Torre Eiffel, em Paris, com diárias por 180 euros. Iria dividir com mais 3 pessoas, por um final de semana, então ficou super em conta. Fui ver o preço da limpeza e cobraram 200 euros pela limpeza. Desisti e fiquei em um hotel. Então é preciso ponderar esse item.
  4. Tempo. Se você ficar pouco tempo em um apartamento, como uma ou duas noites, pode ser que não valha tanto a pena. Isso porque os anfitriões determinam os horários de check-in e check-out e você pode perder mais tempo dependendo desses horários do que curtindo o local. Por exemplo, na França, eu reservei meu Airbnb e o check-in era às 14h. Eu cheguei na cidade 12h, liguei para a anfitriã pedindo para deixar as malas no apartamento e ela me disse que ainda estava fazendo a limpeza. Fui passear (ou enrolar) na cidade e corri o risco de deixar minhas malas dentro do carro na rua, já que eu não tinha opção – e em hotel você tem a possibilidade de deixar as malas em um quartinho.
  5. Você se isola. Ao ficar em um hostel ou hotel, você tem a possibilidade de conhecer pessoas. Se você aluga um apartamento inteiro sozinho, você acaba passando a viagem inteira sem novos amigos e companhia. Se a boa for viajar para explorar novas culturas e conhecer pessoas de nacionalidades diferentes, o Aribnb não é uma boa para você.

É isso, pessoal! O Airbnb realmente é uma ótima opção para diversas pessoas e estilos de viagem, mas é preciso ficar atento com as políticas, regras e segurança. Espero que as suas vivências sejam tão legais quanto as minhas foram. E, caso você se sinta inferiorizado de alguma maneira por algum anfitrião, denuncie! Isso é muito importante!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile