Os cinco destinos mais procurados pelos brasileiros que viajaram de ônibus e compraram suas passagens online foram Rio de Janeiro (12%), São Paulo (5%), Belo Horizonte (4%), Fortaleza (3%) e Curitiba (2%).
“As pessoas querem fugir do perrengue na hora de viajar e nisso a compra online é uma grande aliada, principalmente no carnaval, quando o fluxo de passageiros cresce muito e os viajantes querem garantir que vão embarcar. Este é um ano com poucos feriados, então essa foi uma das poucas oportunidades de feriado longo para viajar”, afirma o CEO da ClickBus, Fernando Prado.
O grande salto do ano foi a representatividade do mobile nas vendas de carnaval. Em 2018, as compras de passagens de ônibus feitas em dispositivos móveis para o Carnaval representaram apenas 41%; em 2019, os aplicativos e sites mobile já representam mais da metade das vendas, 51%. Já a antecedência de compra foi de 5,1 dias.
“Foi a primeira vez que o celular passou o desktop no carnaval e isso é reflexo também da mudança de comportamento do viajante de ônibus. As pessoas não só estão aderindo mais ao mercado rodoviário online, mas seguem a tendência do e-commerce de migrar para compras por dispositivos móveis. Com a chegada do e-ticket nesse ano, essa diferença deve ficar ainda maior”, completa Prado.