Na Itália, a pátria da pizza, dois devem ser os caminhos para explorar essa delícia: a começar por Nápoles, no sul do país, terra na qual nasceu a margherita. A receita teria surgido em 1889, para servir a rainha Margherita di Sabóia, como uma forma de homenagear a nação, usando as cores da bandeira em ingrediente: molho de tomate, manjericão e mussarela de búfala.
O mentor da receita foi Raffaelli Esposito, também conhecido como Pietro il Pizzaiuolo, da Brandi, pizzaria que existe até hoje e que, claro, é de visita obrigatória quando no destino. Já na capital italiana, Roma, a iguaria muda o “jeitão e o formato”: é quadrada, fininha e é o máximo exemplar da street food romana.
Aliás, o ritual pede entrar em uma das portinhas que vende a iguaria, escolher sabor e sair devorando o seu pedaço na rua mesmo. Então aproveite para provar uma das mais celebradas, que fica no coração do centro histórico, a Forno, localizada na emblemática praça do Campo de Fiori. Já nos arredores do Vaticano, prove as pizzas do chef Gabriele Bonci, da Pizzarium; e das do Panificio Mosca.
Na América, mais especificamente a do Norte, nos Estados Unidos, é Chicago outro destino famoso pela pizza. Aliás, bem diferente. De massa fofa e alta, que chega a lembrar uma torta, também coleciona restaurantes dedicados a ela, caso da Uno e Due, Gino’s e Giordano’s. Por sua vez, Nova York, a metrópole mais efervescente da gastronomia mundial, celebradas redondas estão na Lombardi’s, Grimaudi’s e John’s.
Curiosidades sobre a pizza:
- No Brasil, o Dia da Pizza foi instituído pelo então secretário de Turismo, Caio Luiz de Carvalho, por ocasião de um concurso em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de muçarela e margherita.
- Hoje em dia, a capital paulista é a segunda maior cidade no mundo que consome o alimento, ficando atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos.
- Você sabia que no Brasil são comercializadas mais de um milhão de pizzas diariamente? Apenas em São Paulo são aproximadamente 572 mil unidades! Os dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp) retratam a verdadeira paixão dos brasileiros pela “redonda” mais famosa do mundo.