Ícone do site Travelpedia

Viagem e pizza: um belo e saboroso casamento

Na Itália, a pátria da pizza, dois devem ser os caminhos para explorar essa delícia: a começar por Nápoles, no sul do país, terra na qual nasceu a margherita. A receita teria surgido em 1889, para servir a rainha Margherita di Sabóia, como uma forma de homenagear a nação, usando as cores da bandeira em ingrediente: molho de tomate, manjericão e mussarela de búfala.

O mentor da receita foi Raffaelli Esposito, também conhecido como Pietro il Pizzaiuolo, da Brandi, pizzaria que existe até hoje e que, claro, é de visita obrigatória quando no destino. Já na capital italiana, Roma, a iguaria muda o “jeitão e o formato”: é quadrada, fininha e é o máximo exemplar da street food romana.

Aliás, o ritual pede entrar em uma das portinhas que vende a iguaria, escolher sabor e sair devorando o seu pedaço na rua mesmo. Então aproveite para provar uma das mais celebradas, que fica no coração do centro histórico, a Forno, localizada na emblemática praça do Campo de Fiori. Já nos arredores do Vaticano, prove as pizzas do chef Gabriele Bonci, da Pizzarium; e das do Panificio Mosca.

Na América, mais especificamente a do Norte, nos Estados Unidos, é Chicago outro destino famoso pela pizza. Aliás, bem diferente. De massa fofa e alta, que chega a lembrar uma torta, também coleciona restaurantes dedicados a ela, caso da Uno e Due, Gino’s e Giordano’s. Por sua vez, Nova York, a metrópole mais efervescente da gastronomia mundial, celebradas redondas estão na Lombardi’s, Grimaudi’s e John’s.

Curiosidades sobre a pizza:
Foto do destaque: Pixabay
Colaboração editorial: Carolina Maia
Sair da versão mobile