Até pouco tempo atrás, contratar uma agência de viagem para desenvolver um roteiro sob medida era considerado um luxo acessível apenas a pessoas de alto poder aquisitivo. Afinal, viagens personalizadas, que são a cara do cliente, oferecem condições de viagens mais vantajosas e experiências únicas.
Um roteiro de viagens específica de acordo com o perfil do viajante é capaz de render vivências culturais e experiências transformadoras. Bem diferente de um produto pré-formatado, geralmente em forma de anúncios promocionais, um roteiro desenvolvido sob medida implica em oferecer serviços de acordo as necessidades e os desejos de diferentes perfis de turistas, levando em consideração características e gostos pessoais, hábitos de consumo, tempo disponível e, claro, orçamento estimado.
É aí que entra o conceito de personal travel, um profissional experiente que atua como um consultor, já que sua principal função consiste em dar assistência durante todos os momentos que envolvem uma viagem – o antes, o durante e o depois da viagem. O profissional deve ser capaz ainda de identificar com exatidão o que é especial para cada um, propondo um roteiro inteiramente customizado e exclusivo.
Travelpedia conversou com o diretor da Trilhas Turismo, agência de turismo especializada em viagens personalizadas, localizada em Campinas (SP), Ricardo Pereira, que falou sobre esse negócio que ganha espaço e já atrai muitos viajantes brasileiros.
Vocês fazem realmente um roteiro sob medida ou partem de modelos previamente estabelecidos, capazes de agradar a todos os gostos?
O cliente que busca um roteiro personalizado, geralmente, já acumula na bagagem algumas viagens e, por isso, tem um perfil mais exigente. Aí então, baseado nessas informações mais disponibilidade de tempo e valor disponível de investimento, é que preparamos uma proposta.
A faixa etária ou o perfil do cliente são decisivos na hora de montar um roteiro sob medida?
A primeira etapa do processo consiste num bom bate-papo. Por meio da conversa de 1h30 a 2h é que identificamos o que o cliente está buscando. A partir daí, então, teremos as coordenadas precisas para a elaboração de um roteiro personalizado que atenda 100% às expectativas do cliente.
Qual o perfil das pessoas que procuram um personal travel?
Pessoas que já têm experiências de viagens. Que querem conhecer aspectos dos destinos com mais tranquilidade. Normalmente das classes B até AA+.
Em média, quantos dias são necessários para preparar viagens personalizadas?
O tempo médio para preparar uma viagem é de 15 dias. Como eu disse, primeiro conversamos com o cliente para conhecer e entender o que ele espera da viagem, seja nacional ou internacional. Mas também, caso seja necessário, conseguimos preparar uma viagem no curto prazo entre 24h e 48h. O processo é bem dinâmico.
Qual é o preparo necessário para que o profissional seja um bom personal travel?
Nós trabalhamos com profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. O trabalho é ser totalmente flexível no preparo dos roteiros. As agências de viagem tradicionais e as de shopping não têm tempo para isso.