Ícone do site Travelpedia

Viajar com crianças requer planejamento

Viajar com crianças pequenas é sempre motivo de preocupação para os pais com relação ao bem-estar de seus filhos. Desde que haja uma preparação e condições adequadas, qualquer destino é bom para adultos e crianças. Porém, a maioria acaba apostando no básico para não errar. Ou seja, piscina + parques + hot-dog = comodidade.

Por outro lado, viajar com as crianças pode ser uma excelente oportunidade de unir diversão em família e aproveitar dias de folga ou férias. Mas é importante planejar e escolher um destino que agrade a todos.

Dependendo da idade da criança ela poderá sofrer mais ou menos com as condições que encontrará na viagem. Rotina alterada, alimentação diferente e fusos horários podem afetar o humor de pais e filhos. Portanto, comece com uma viagem por cidades próximas para ir se acostumando antes de encarar um destino mais distante ou no exterior.

Dê preferência, se possível, por deslocamentos rápidos até o destino escolhido. Crianças costumam demonstrar irritação em viagens longas.

Caso sua opção seja viajar de automóvel, procure fazer paradas frequentes para que os pequenos possam “quebrar a rotina”. Se não fizer isso, você ouvirá uma determinada pergunta repetida muitas e muitas vezes e que o deixará irritado: “Pai, falta muito?”

E não esqueça de levar assentos como booster, cadeirinha ou bebê-conforto para garantir a segurança. Você não quer estragar a viagem logo no início, quer?

Se a criança for pequena não deixe de levar também o carrinho, mesmo sabendo que ele representará um grande estorvo ao ser transportado. Prefira os modelos tipo guarda-chuva, mais leves e fáceis de carregar quando dobrados. Eles serão de extrema utilidade no destino, principalmente durante longos passeios a pé.

Cuidados com a alimentação das crianças também é muito importante. Evite sair muito da dieta alimentar com a qual suas crianças estejam habituadas. Refeições muito gordurosas e condimentadas demais podem causar desarranjos sérios no organismo delas.

O protetor solar e repelentes contra insetos também não podem ser esquecidos. E sempre é bom verificar antes da viagem a infraestrutura do hotel para receber crianças.

E, muito importante, não deixe de contratar um bom seguro viagem para toda a família. Essa providência deixará os pais mais sossegado e irá garantir uma assistência médica adequada se houver necessidade. Afinal, imprevistos acontecem!

Por fim, não deixe de viajar por causa das crianças. Alguns dias juntos em tempo integral será bom para todos.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile