Ícone do site Travelpedia

Viajar no verão: como economizar durante uma temporada movimentada e cara

O verão ainda vai demorar um pouco, mas muitos já estão preparando as malas para embarcar em novas aventuras durante a estação mais querida do Brasil. O problema é que, com o aumento da demanda no período, elevam-se também os preços. Portanto, é preciso um bom planejamento para não estourar o orçamento.

Para ajudar na tarefa, aqui estão algumas dicas valiosas de como economizar nas viagens de verão, incluindo usar uma VPN para obter os melhores preços online, adotar uma postura flexível em relação às datas e destinos, e aproveitar os benefícios do cartão de crédito para maiores economias.

1 – Melhores ofertas com uma VPN

Quando o assunto é reservar passagens aéreas, acomodação de hotel ou mesmo aluguel de carros, o preço na tela do computador nem sempre é o menor possível. Isso porque em muitas páginas de comércio eletrônico o preço depende da localização geográfica do cliente. Assim, para conferir se há ofertas melhores em outras localidades, a melhor estratégia é alterar o seu IP – e, consequentemente, sua localização aparente.

Se a pergunta “mas como mudar meu IP?” surgir, eis a resposta: com uma rede virtual privada (VPN). Capaz de rotear a conexão dos usuários por um servidor externo, uma VPN consegue alterar seu endereço IP e, deste modo, fazer parecer que ele está navegando de uma cidade ou mesmo país diferente. Com isso, um novo universo de preços e ofertas interessantes se abre.

2 – Flexibilidade = economias

Durante o planejamento da sua viagem, ter uma postura flexível em relação às datas e destinos pode ser a melhor ideia para economizar. Os lugares mais populares são, em geral, os mais caros na temporada, então, estar aberto a diferentes datas e destinos possibilita maximizar suas chances de encontrar opções mais acessíveis para suas férias.

Ao considerar alternativas menos conhecidas ou datas menos movimentadas, é possível não apenas conseguir preços mais baixos, como também descobrir novas destinações que são verdadeiras joias escondidas no mapa.

3 – Bônus e benefícios do cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem uma variedade de benefícios na hora de viajar, como milhas aéreas, descontos em hotéis ou cashback em suas compras. Antes de reservar suas passagens, é essencial explorar as vantagens oferecidas pela operadora do cartão de crédito.

Além dos benefícios diretamente ligados aos seus gastos no cartão, algumas operadoras ainda oferecem preços melhores por terem parcerias especiais ou acordos exclusivos com companhias aéreas, hotéis ou locadoras de veículos. Com essas parcerias, as economias podem então ser ainda maiores.

4 – Antecedência e olhos abertos

Uma das principais maneiras de economizar nas viagens de verão é ficar de olhos abertos nas ofertas e planejar com antecedência. Isso porque, além de os preços de voos e acomodações tenderem a aumentar à medida que a data da viagem se aproxima, não raro há ofertas repentinas e imperdíveis nas agências de viagem. Assim, para garantir preços mais baixos e melhor disponibilidade, é bom estar sempre atento.

Para fazer isso, uma dica é assinar os boletins informativos e seguir as redes sociais de agências e hotéis de interesse. Usar ferramentas de rastreamento de preços e sites de comparação para monitorar flutuações também é uma ótima pedida.

Seguindo essas recomendações (e com um pouco de sorte), por fim, é possível fazer uma viagem inesquecível, sem comprometer seus bolsos por isso.

Foto: PxHere

 

Sair da versão mobile