Viajar entre as principais cidades da Alemanha é simples e confortável, desde que seja a bordo dos trens da Deutsche Bahn (DB), empresa estatal responsável pela operação ferroviária no país. Os trens Inter City Express – conhecidos como ICE – são os mais rápidos e chegam a até 300 km/h. Modernos e dotados de tecnologia avançada mantêm a velocidade inclusive nas curvas.
Os trens ICE possuem vagões de primeira e segunda classe e um restaurante e/ou bistrô self-service. Nos trens mais modernos há wi-fi gratuito, além de tomadas para notebooks, mesas de trabalho e tela de vídeos nos assentos com sistema de áudio integral. A geração mais recente de trens (ICE 3, ICE T e ICE TD) disponibiliza também um salão panorâmico em cada extremidade da composição, onde os passageiros podem usufruir das belas paisagens da Alemanha durante a viagem.
Os anúncios e informações são feitos em alemão e inglês, enquanto telas em cada um dos vagões mostram a velocidade, destino e a próxima estação de parada.
Trinta e duas grandes cidades alemãs são conectadas pelos trens ICE, além de países como França, Suíça, Áustria, Bélgica e Holanda, entre outros.
As principais rotas do ICE são:
- Hamburgo – Munique – 5h30
- Berlim – Frankfurt – 3h29
- Berlim – Hamburgo – 1h32
- Frankfurt – Hamburgo – 3h25
- Frankfurt – Munique – 3h10
- Frankfurt – Colônia – 1h15
- Frankfurt – Amsterdã – 3h52
- Frankfurt – Bruxelas – 3h32
- Hamburgo – Copenhague – 4h45